Previsão para 2024-05-17
29 ABR 2024
PARLAMENTO JOVEM
Festa da Democracia é atividade do Parlamento Jovem no Carmo

A Festa da Democracia foi a 3ª oficina realizada pelo Parlamento Jovem de Carmo do Rio Claro. A atividade, promovida na quinta-feira (25), estimulou os estudantes a pesquisarem sobre países democráticos e assim entender a importância dessa forma de governo para garantir um sistema político mais igualitário. A atividade contou com decoração especial e looks inspirados em países escolhidos pelos estudantes para apresentação em grupo.

A pesquisa incluía escolher um país e conhecer seus símbolos, território, a forma e sistema de governo, como vivem seus cidadãos e os aspectos culturais. A partir dela, os estudantes tinham que montar uma apresentação para os colegas e se inspirar para montar um look. Os integrantes foram criativos e fizeram um bom trabalho de pesquisa, trazendo países diversos como Grécia, Canadá, Nova Zelândia e muitos outros. Até as coordenadoras do PJ participaram da Festa da Democracia, escolhendo um país e um visual para a atividade.

Antes do momento de confraternização, as coordenadoras apresentaram um pouco das demais formas e sistemas de governo existentes. E fizeram um trabalho relembrando a oficina anterior sobre o surgimento de uma lei. Na ocasião, os estudantes foram separados em grupos e fizeram ementas de projetos de lei que foram discutidos e votados por eles conforme uma sessão ordinária. Na Festa da Democracia, eles receberam uma cópia do Projeto de Lei criado pelo jurídico da Câmara a partir da ementa produzida por eles.

A 1ª oficina do PJ 2024 foi sobre os Três Poderes e os estudantes brincaram de Forca a partir de dicas que levaram a palavras relacionadas ao tema. As atividades do PJ Carmo buscam sempre ensinar de forma divertida, colocando o adolescente como protagonista. A próxima oficina será nesta quinta-feira (02) e a Festa da Democracia foi um exercício para a próxima formação.