Previsão para 2024-04-30
Conheça nossa História

Um pouco da história de Carmo do Rio Claro pode ser contada aqui.

Brasão das Armas

Brasão da Armas

Foi criado e instituído pela lei municipal N.º 605 de 1969, e complementado pela lei municipal N.º 810 de 1978, data que passou ser divulgado e conhecido

Formato: Um escudo, cuja parte inferior é arredondada, chamada “ português” com os seguintes símbolos internos.

Cruz de Cristo: Relembra a fé dos descobridores.

Estrela de cinco Pontas: Indica que o município, unidade da federação, é uma estrela dentre a constelação que forma o País; no seu centro, 5 de Novembro de 1877, em preto, é a data da elevação da vila à categoria de Cidade.

Flor-de-Lis: (lírio) É o símbolo da pureza, de Nossa Senhora do Carmo que é a padroeira da cidade de Carmo do Rio Claro.

Todos os três elementos em cor ouro-claro

Montanha: (em verde) Constituída pelo pico de São Gabriel e pela famosa serra da TORMENTA onde está a capelinha de Nossa Senhora Aparecida, e junto ao Pico São Gabriel o Rio Sapucaí(em azul celeste) tragado pelas águas do lago de Furnas(também azul celeste); e tudo, num fundo de cor avermelhada, mostrando-nos os combates havidos entre os descobridores dos sertões e os índios Cataguases (habitantes primitivos da região).

Ornatos Exteriores

Coroa Mural: Encimando o escudo em forma de fortaleza (em cor Prata) com cinco torres à vista e três não aparentes,simbolizando as cidades de 2.ª grandeza que são sede de comarca;e Carmo do Rio Claro o é; desde 05 de maio de 1882.

Ramos de Café e de Milho: Nas laterais do escudo, significam as maiores produções agrícolas de nosso município.

Fita branca: Sobre os pés entrecruzados dos 2 ramos,significa a Paz e a Concórdia.

Inscrição em latim: “FLUCTUAT NEC MERGITUR” cuja tradução é: “FLUTUA NÃO AFUNDA”, em cor ouro claro, encontra-se,também na bandeira do município.

Bandeira

A Bandeira do Município

A bandeira do município de Carmo do Rio Claro foi criada pela Lei Municipal 605 de 1969. Conheça o seu signficado:

Cor: azul celeste, da beleza constante do nosso céu e que é espelhado nas águas da hidrelétrica de Furnas que se espalha pelo nosso município.

Estrela de cinco Pontas: em ouro claro, no alto e do lado esquerdo, tendo a inscrição 05-11-1877 (em cor branca) data da Emancipação Político e Administrativa do nosso município.

Frase em latim: “FLUCTUAT NEC MERGITUR” que circunda a estrela se traduz: “FLUTUA NÃO AFUNDA”

O Hino de carmo do Rio Claro

Nome: Exaltação

Gênero: tango-Canção

Autores: Lourenço Antônio Figueiedo Pereira (Música)

Job Milton Figueiredo Pereira (Letra)

Data da composição: 12 de julho de 1.944

Instrumento musical que foi a base: Piano

Histórico:

Lourenço Antônio (20 anos) e Job Milton (16 anos) fizeram à música e a letra em sua residência. À medida que Lourenço compunha uma frase musical, Job compunha a letra. Eram Três (3) estrofes, sendo que duas primeiras no mesmo tom, e a última, em outro tom. As duas primeiras em lá maior e a última em dó maior.

Com o tempo, depois de inúmeras apresentações em diversos locais da cidade, fez se necessário alterar alguns versos da segunda estrofe. Nesta, em virtude da chegada de Furnas, deixou de figurar a referencia ao Rio Sapucaí. A represa tomou o seu lugar.

EXALTAÇÂO
(Hino)

Ouve,
Querida terra,