Previsão para 2024-04-28
11 AGO 2017
Vereadores indicam reestruturações na Festa do Itaci

A tradicional Festa realizada no Distrito do Itaci em Louvor a Bom Jesus dos Aflitos, mais um ano, arrastou uma multidão de fiéis e visitantes. A Diocese de Campanha divulgou que o local recebeu cerca de 30 mil pessoas. Na intenção de melhorar a recepção dos visitantes, os vereadores fizeram diversos pedidos para a organização da festa.

O vereador Filipe Carielo pediu ao Poder Executivo que verifique se houve cobrança indevida de estacionamento em área pública durante a festa realizada no Distrito do Itaci. O vereador lembrou que, em anos anteriores, a APAE obteve autorização para usar o espaço e arrecadar renda para a entidade. Soube que neste ano o local a beira do lago de Furnas foi utilizado por particulares que repassaram apenas 30% para o Lar Nossa Senhora do Carmo. ?Que seja feita uma análise minuciosa desse fato para que, nos próximos anos, aquele pedaço seja destinado exclusivamente para alguma entidade ou para as entidades que interessarem, sendo a renda revertida 100% para entidades?, disse.

O presidente da Casa Juliano Pão de Queijo informou que houve queda de energia no Distrito devido ao alto consumo. Pediu a Prefeitura que estude junto a CEMIG o que pode ser feito para evitar que isso ocorra nos próximos anos.

O vereador Paulão contou que, em reunião com a CEMIG, a companhia teria dito que o Itaci receberia a nova rede de energia para solucionar o problema, o que não ocorreu a tempo. ?É visto por todo mundo, até pra gente que é leigo no assunto. Ali, foi estimado durante o dia, por volta das 14h, 15 mil pessoas. Agora você imagina, onde tem 250 pessoas, aquele monte de barraca. Infelizmente, a capacidade de energia fornecida ao Distrito é insuficiente em dias de festa?.

Paulão também falou sobre o perigo que estava a travessia na balsa que levava e trazia os visitantes do Distrito. Pediu que, no próximo ano, os organizadores da festa contratem profissionais para orientar a entrada na balsa que estava navegando superlotada. Os outros vereadores que estiveram no Distrito, João Paulo, João do Tiãozão e Angela, apoiaram o pedido de Paulão.

A vereadora Angela Vitor também agradeceu à Administração por ter cumprido com a parte que lhe cabia na organização da festa.