Previsão para 2024-05-10
26 OUT 2017
Programa Saúde da Mulher é aprovado

A Prefeitura enviou para votação e pediu urgência na aprovação do projeto 056/2017 que institui o Programa Saúde da Mulher. Ele tem o objetivo de promover a conscientização e de colaborar na detecção precoce do câncer de mama e de útero.

O vereador Filipe Carielo queria que o projeto fosse analisado com mais calma para que os vereadores pudessem contribuir na construção do programa. Como uma das intenções do projeto é ser um marco neste mês que é dedicado à saúde da mulher, os vereadores preferiram aprovar antes do fim de outubro.

Filipe sugeriu uma emenda que tornava obrigatório o oferecimento da mamografia para mulheres com mais de 50 anos, com prazo máximo de um mês para a realização depois da entrega do pedido.

A emenda não foi aprovada por dois motivos: parte dos vereadores acreditam que se ela fosse aprovada, o Prefeito vetaria, fazendo com que o projeto perdesse seu objetivo. Eles chegaram a essa conclusão porque ocorreu com o projeto 032/2017 que instituía prazo máximo para realização de exames e consultas médicas para pessoas com 60 anos ou mais.

Já a vereadora Angela Vitor defendeu que o município faz tudo que está estabelecido na proposta de lei e lembrou que o atendimento prioritário para mulheres com mais de 50 anos já é obrigatório, não sendo necessária a emenda.

Angela destacou que este projeto é importante para intensificar as ações em benefício da saúde da mulher. ?Eu estou achando bom eles terem mandado essa lei aqui, por isso fui favorável a dispensa de parecer dela, porque isso está mostrando o envolvimento do Departamento de Saúde com a saúde da mulher, isso nunca teve aqui?, disse.

O projeto foi aprovado por unanimidade e tem como meta oferecer um profissional capacitado para coordenar as ações do programa; contratar um mastologista a fim de garantir a detecção precoce do câncer de mama; garantir a realização do ultrassom de mama; criar o grupo de apoio para pacientes oncológicos entre outras ações de conscientização.