Previsão para 2024-05-10
17 NOV 2017
Usuários estão sem balsa para travessia

O vereador Filipe Carielo informou que foi procurado por usuários da balsa do Itapiché que estão solicitando o retorno da embarcação que está sem realizar travessia desde o dia nove deste mês.

?Pediu que a gente fizesse essa solicitação à Prefeitura que resolvesse o problema da balsa do Itapiché. De acordo com eles, está desde quinta-feira sem funcionar. A informação que obtiveram é que foi transferida para outro local, não está funcionando lá. Ficaram um tempo muito grande sem utilizar a balsa porque ela teve problema e depois, logo em seguida, quando foi consertada, ficou ausente novamente? disse.

Filipe ressaltou que as balsas vêm tendo problemas constantemente e essa sequência precisa parar, pois prejudica os moradores que dependem dela para realizar percursos mais curtos. Chamou atenção para a obrigatoriedade de Furnas de arcar com a manutenção nas embarcações, já que ela explora todo o potencial da represa.

Sobre o tema, a vereadora Angela Vitor relatou informação obtida junto à Prefeitura de que Furnas deixou de pagar a empresa que faz manutenção na balsa do Itaci. Ela foi informada também sobre o deslocamento da balsa do Itapiché sob a justificativa de que o trajeto percorrido pelos moradores do Distrito aumenta em mais de 40 km até a cidade. Para os usuários da balsa do Itapiché, o trajeto aumenta cerca de 20km. ?Eles me falaram: nós vamos retirar a balsa do Itapiché, vamos passar para o Itaci. Nesse meio tempo ficou marcado do Prefeito, eu e o setor responsável nos reunir com a comissão dos usuários da balsa para que possamos ir até Furnas?.

A vereadora disse que mais do que exigir a manutenção e conserto das balsas, eles pretendem solicitar uma balsa nova visto que a utilizada no Itapiché está em funcionamento a mais de 60 anos.

O Presidente da Câmara Juliano Alves da Silva, Pão de Queijo, recebeu notícias de que a balsa do Itapiché está com o reversor quebrado e o preço desta peça seria próximo dos R$40 mil. De acordo com Juliano, há 40 dias a Prefeitura está buscando a solução junto a Furnas sem obter retorno. Outro problema da embarcação parece afetar o casco que está cedendo. ?Essa balsa pode trazer sérios problemas para o município daqui uns dias de até afundar. O que a pessoa responsável da prefeitura alegou é que ela precisa de uma reforma urgente?.

A vereadora Angela pediu a união de todos os vereadores para lutar pela permanência das balsas conservadas e garantir esse direito ao cidadão que depende dessas embarcações.