Previsão para 2024-05-20
19 JAN 2018
Vereadores reprovam reajuste salarial de agentes políticos

Apenas o projeto de lei 003/2018, proposto pela Mesa Diretora, que trata da concessão de reajuste dos subsídios do prefeito, vice-prefeito e vereadores foi reprovado na reunião extraordinária realizada nesta sexta-feira (19). Os servidores efetivos e contratados receberam aumento total de 5% (reajuste de 2,07% mais aumento real de 2,93%) e os ocupantes de cargo em comissão, reajuste de 2,07%.

Foram contrários ao projeto 003/2018 os vereadores Angela Vitor, Filipe Carielo, João Paulo de Castro Ferreira, Juliano Alves da Silva (Pão de Queijo), Paulo Marcelo Silva (Paulão) e Sandro Deoclécio de Oliveira (Sandro Pescador). As justificativas giraram em torno do período de crise e da inadequação em votar reajuste para o próprio salário.

Apenas o vereador Filipe Carielo votou contra o reajuste do salário dos cargos comissionados. Disse que ?não é o momento de nós aprovarmos o aumento de despesas nesse sentido. O momento é de contensão. Salvo o reajuste e o aumento para os servidores efetivos tanto da Prefeitura quanto da Câmara, os demais, eu vou me manifestar contrário?.

Por outro lado, a vereadora Angela Vitor defendeu a recomposição da remuneração dos cargos comissionados. ?Agora, porque, o funcionário efetivo pode ter até um aumento real e o comissionado, que trabalha muito mais ? eu acho que eles trabalham muito mais porque nós exigimos deles muito mais ? não pode ter nem o reajuste? Eles não tem horário, trabalham à noite e chega na hora do reajuste a gente não vai votar uma reposição salarial??.

O vereador Juliano Alves da Silva (Pão de Queijo) concordou com a vereadora e acrescentou ?esses funcionários, diferente do funcionário efetivo que recebe hora extra, eles não recebem hora extra e não tem horário para trabalhar. Qualquer um que solicitar a presteza do serviço, não é negado?.

Quanto ao reajuste de 2,07% mais aumento real de 2,93% - somando um aumento de 5% - para os funcionários efetivos e contratados, todos os vereadores foram favoráveis e comemoraram a decisão. Eles também defenderam que o aumento deve ocorrer todos os anos, não apena esporadicamente.

O projeto de lei 001/2018 que autoriza o município a aderir financiamentos do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) até o valor de R$2 milhões para aquisição de máquinas e equipamentos foi aprovado. Somente um vereador, Filipe Carielo, votou contra o projeto. Ele questionou o fato do Poder Executivo estar planejando gastar um valor alto com a festa de carnaval em vez de usar esse dinheiro para adquirir as máquinas à vista. ?Nós estamos muito próximos de gastar em um evento quase R$400 mil. Como a gente vai pegar emprestado? Dinheiro tem. Então, quem faz um evento de quase R$400 mil, justifica fazer um empréstimo de R$2 milhões para pagar em 56 parcelas? Poderia pegar parte desse recurso que vai para o evento e dar entrada no maquinário?. O vereador frisou que não é contra a aquisição de maquinário, mas é contra a compra de maquinário financiado.

Para o vereador Inácio Roberto Lopes (Inacinho Dentista) o financiamento é uma boa oportunidade. ?A pessoa quando não tem condição de comprar uma coisa à vista e precisa daquele bem, ela tem que fazer um financiamento. E esse do BDMG é um prazo longo, um juro muito pequeno e é o caminho que nós temos que seguir para cuidar das nossas estradas, porque não tem condições de arrumar as estradas sem maquinário e a Prefeitura não tem condições de comprar tudo à vista?.

O vereador João dos Reis Vilela (João do Tiãozão) reforçou a necessidade de aquisição de equipamentos com urgência. ?Nossas comunidades precisam de estrada. Eu que moro na roça sei as dificuldades que nós estamos encontrando e essa é uma oportunidade boa de nós termos mais máquinas. Nós, que moramos na roça, já estamos cansados de ver prefeito falar que não tem maquinário. Então, não vai ter desculpa mais, a partir do momento que adquirir essas máquinas?.

Uma preocupação e um pedido dos vereadores é que os operários e responsáveis pelo setor façam as manutenções e tenham o devido cuidado com os equipamentos adquiridos. ?Tem é cuidar dos maquinários. As pessoas que trabalham deve ser responsável pelo maquinário que trabalha. Uma máquina cara dessa, já faz serviço pesado. Se não tiver cuidado, antes de terminar o mandato vira sucata?, disse o vereador Sandro Pescador.