Previsão para 2024-05-20
08 FEV 2018
Irregularidade na realização do concurso da Câmara continua sendo investigada

A Comissão Especial de Inquérito instituída (CEI) para apurar possíveis irregularidades no concurso para o cargo de secretário legislativo ganhou mais tempo para concluir as investigações. O prazo inicial de 60 dias termina na segunda-feira (12), mas ele foi prorrogado por mais 60 dias. No entanto, os membros não pretendem usá-lo totalmente, entregando o relatório final assim que a apuração for finalizada.

Houve um debate durante a deliberação sobre a extensão do prazo. Os vereadores alegaram demora na apuração do fato principal que gira em torno do primeiro colocado do concurso. Queriam que a investigação já fosse enviada ao Ministério Público. Os componentes da CEI, vereadores Filipe Carielo (presidente), João Paulo Castro Ferreira (relator) e João dos Reis Vilela (João do Tiãozão) chamaram a atenção dos colegas para a época em que a CEI foi iniciada, perpassada pelas festas de fim de ano. Ainda trouxeram a informação de que a empresa que realizou o concurso não enviou os documentos complementares. Eles aguardam há mais de um mês. O vereador Filipe Carielo defendeu que a comissão está trabalhando e precisa do prazo para ?chegar o mais próximo da verdade?.

O Presidente da Casa José Joaquim Silva (Zé Pequeno) disse que está em seu quarto mandato e sempre foi dado às comissões a prorrogação do tempo necessário para finalizar os trabalhos. Ao final, o prazo foi estendido por sete votos favoráveis.

Parte da documentação exigida pela CEI já foi entregue pela empresa que realizou o concurso. Falta uma documentação complementar que não foi enviada. No dia 02 de janeiro, foi realizada uma audiência para colher informações junto ao Consultor Jurídico da empresa. No dia 06 de fevereiro, a CEI ouviu o depoimento de participantes do concurso. ?A comissão vem empreendendo esforços no sentido da apuração da denúncia formulada, conseguimos avançar bastante no mérito e, a partir desta semana, nós vamos colher o depoimento de uma série de pessoas para poder já nos encaminhar para a conclusão?, explicou o relator da comissão, o vereador João Paulo Castro Ferreira.