Previsão para 2024-05-20
16 FEV 2018
Vereadores iniciam processo de tombamento de patrimônios imateriais

Os vereadores João Paulo Castro Ferreira e Paulo Marcelo Silva (Paulão) deram entrada, junto ao Conselho Municipal de Cultura, no processo de tombamento da Turma do Aguenta ? tradicional banda carnavalesca da cidade ? e também das procissões náutica do Itaci e da Serra da Tormenta, ambas realizadas no dia de Nossa Senhora Aparecida. O objetivo é valorizar e preservar essas práticas que se repetem ano a ano e são responsáveis por caracterizar o município, tornando-as patrimônio imaterial da cidade.

A Turma do Aguenta, querida em Carmo do Rio Claro por animar os carnavais da cidade com marchinhas e sambas desde 1976, chegou, em 2018, à marca de 42 anos de atividade. Além das canções tradicionais, os membros também compuseram marchinhas que tratam de temas da cidade, como a Serra da Tormenta e a própria Turma do Aguenta. ?A Turma do Aguenta representa o que há de mais popular, no sentido cultural, em Carmo do Rio Claro. Não podemos imaginar nosso carnaval sem a Turma do Aguenta. Desta forma, o seu tombamento, no sentido de transformar a mesma em patrimônio histórico imaterial, é medida que se impõe?, disse o vereador João Paulo.

As procissões marcam a fé dos carmelitanos e de peregrinos das mais diversas regiões que dirigem-se à capelinha de Nossa Senhora Aparecida, localizada no alto da Serra da Tormenta, ou às margens da represa de Furnas para acompanhar a travessia da imagem de Aparecida. O dia 12 de outubro é uma data muito festejada no município.

?Diante de toda dificuldade que temos acompanhado para que a Turma do Aguenta toque nos carnavais da cidade, vimos que algo maior precisava ser feito. E contemplamos também as procissões religiosas para que elas, como a Turma do Aguenta, sejam práticas preservadas para futuro?, disse Paulão.