Previsão para 2024-05-18
20 FEV 2024
Universitários reclamam de falta de acesso ao transporte oferecido pela prefeitura

Estudantes de uma faculdade localizada na cidade de Passos, que residem em Carmo do Rio Claro, participaram da sessão ordinária dessa segunda-feira (19). Representados pela acadêmica Heloísa Aparecida Santana, informaram que não estão tendo acesso ao transporte universitário desde o ano passado.

Heloísa disse que eles protocolaram um requerimento na semana passada solicitando o acesso, mas a única resposta que receberam foi para que se organizem para chegar ao destino em veículos próprios, com a expectativa de um ressarcimento posterior. Cinco estudantes estão sem transportes e aguardam o cumprimento da lei sancionada pelo prefeito que viabiliza transporte universitário aos estudantes carmelitanos.

Muitos vereadores lamentaram o fato e destacaram que o prefeito está autorizado o ofertar o serviço, sendo da alçada da prefeitura organizar essa oferta para todos os universitários. Eles também lamentaram que a retirada de uma contrapartida, em serviço, por parte dos usuários do transporte esteja sendo utilizada como desculpa pelo Executivo para dificultar o acesso à gratuidade ao transporte. O vereador Wilber Moura levantou o questionamento, junto a secretária de educação, sobre qual seria a economia para o município se os estudantes prestassem serviços e essa não conseguiu responder. Sendo assim, para o vereador, a contrapartida não se justifica.

O vereador Elton Costa informou que nesta terça-feira (20) haveria uma reunião com o chefe do executivo e estudantes para avaliar a situação do grupo que se encontra sem transporte.