Previsão para 2024-05-12
18 AGO 2010
Vereador consegue material para reforma de ponte

Através de indicação a prefeitura municipal, o vereador Edson Luz Prado Vilela, o Caxeta (PPS), pede a reforma da ponte que corta o Ribeirão Santa Quitéria no bairro rural do Buracão, em Carmo do Rio Claro. A ponte está com toda estrutura aparentemente comprometida pela ação do tempo. O local também não possui sinalização que impeça as pessoas de atravessar. Antes de fazer o pedido, o vereador conseguiu madeira e cabos de aço para a reforma. Com um produtor rural local, o vereador conseguiu quatro toras de 22 metros. Junto a Furnas, Edson ganhou 60 metros de cabos de aço. Na reunião de segunda-feira 16 de agosto, o vereador voltou a pedir que a ponte seja reparada. Caxeta esteve no local na tarde de terça-feira (17) para que a ponte fosse fotografada. As imagens serão anexadas na indicação que será enviada à prefeitura. Economia Com a reforma, a prefeitura poderá economizar até 120km por mês segundo estimativa do vereador. Ao passar pela ponte, os veículos da prefeitura deixam de dar a volta pelo aterro Santa Quitéria, economizando 6km por viagem. Com o novo trajeto, os alunos que estudam na zona urbana, poderiam chegar até uma hora mais cedo em casa. Simulação Uma pessoa que vá atravessar a ponte terá que percorrer seus 19 metros de vão, com as toras de sustentação (bases) corroídas pela ação do tempo e das águas. O ribeirão que passa abaixo da ponte possui cerca de sete metros de profundidade na época das cheias. Hoje, na estiagem, sua profundidade chega a três metros. Segundo um morador do local, a estrutura é toda de madeira e foi construída na década de 70 e desde então, nunca passou por reparos. As tábuas na passarela também possuem vãos que podem prender os pés daqueles que não se atentam na travessia. Outras pranchas de madeiras estão soltas. No Ribeirão já foram encontrados jacarés que chegam a atingir até dois metros e meio. A ponte precisa de uma sinalização urgente. A medida evitará acidentes no local que é utilizado diariamente para travessia de moradores.