Para atender à demanda do feriado santo do dia 12 de outubro, o vereador Paulo Marcelo Silva (Paulão) pediu ao Prefeito que instale banheiros químicos em pontos específicos da cidade: dois perto da Igreja Nosso Senhor dos Passos, dois próximos à torre da Cemig e dois no porto da balsa que vai para o Itaci. Em razão da celebração do dia de Nossa Senhora Aparecida, o número de pessoas que trafegam pela Serra da Tormenta é alto e muitos fiéis participam da Procissão Náutica realizada no Distrito do Itaci.
O município recebe romeiros de cidades da região e de lugares mais distantes que vêm agradecer ou pedir graças na Capela de Nossa Senhora instalada no alto da Serra. No porto que liga Carmo do Rio Claro ao Itaci, ocorre a concentração das embarcações que participam da procissão náutica que promove o encontro das imagens de Nossa Senhora Aparecida com o Bom Jesus dos Aflitos.
Neste ano, a concentração no porto será às 8h30. Às 9h começa a encenação da pesca milagrosa e procissão náutica está marcada para as 9h30.
O vereador João Paulo Castro Ferreira disse que a solicitação do colega também foi feita pelo Conselho Municipal de Cultura que pediu ainda a instalação de lixeiras e distribuição de sacos plásticos para que o lixo produzido no correr do dia não seja jogado no chão.