Em um dia de casa cheia, o Poder Legislativo de Carmo do Rio Claro entregou o Título de Cidadão Honorário a três padres que exercem e exerceram seus sacerdócios no município. A cerimônia ocorreu nesta segunda-feira (25), com homenagens diversas dos vereadores e das comunidades.
Padre Michel Donizetti Pires nasceu em Guaxupé/MG e, aos dois anos, mudou-se para Itamogi/MG onde passou a infância e a adolescência. Aos 17 anos, ingressou no seminário e, assim que terminou seus estudos, foi enviado para Carmo do Rio Claro em 2016. Hoje, é pároco da Matriz Nossa Senhora do Carmo e responsável pela Rádio Difusora, veículo de comunicação da Diocese de Guaxupé, que está sendo reestruturada para transmissão FM. Sua atuação junto aos jovens e crianças, que vem renovando a comunidade católica da Paróquia, é destaque dentre as ações que realiza junto a comunidade. A indicação para o título foi feita pelo vereador Juliano Alves da Silva (Pão de Queijo) que destacou as atuações do sacerdote para ser merecedor do título. O senhor Claudinei Oliveira prestou uma homenagem a Pe. Michel em nome da Paróquia Nossa Senhora do Carno.
Padre Leonir Carlos Peruzzo nasceu no Rio Grande do Sul, entrou no seminário aos 18 anos e foi ordenado sacerdote em 1994. Atuou em diversas cidades do país e, em 2010, assumiu o Santuário do Bom Jesus dos Aflitos localizado no Distrito carmelitano do Itaci. Durante sua trajetória, coordenou um projeto de cisternas e captação de água da chuva em João Pessoa/PB, uma luta contra seca no Nordeste brasileiro. Em Cuiabá/MT, coordenou um projeto de combate ao trabalho escravo e, no Itaci, foi apelidado de ?prefeito? do distrito por causa de sua luta por melhorias nas estradas, travessia da balsa, e ações que melhoraram a infraestrutura do local, como a construção do posto de saúde e do posto policial. É o idealizador da procissão náutica que hoje é evento tradicional da comemoração do dia de Nossa Senhora Aparecida. ?Nossas comunidades ainda têm um longo caminho para percorrer, mas temos certeza de que nesses anos demos passos gigantes graças a sua dedicação?, disse Liliane Ap. de Souza Oliveira que prestou uma homenagem em nome dos moradores do Itaci. A proponente da honraria foi a Presidente da Câmara Angela Vitor que, em seu discurso, ressaltou o espírito de entrega de Pe. Leonir que deixa o Distrito do Itaci para continuar seu sacerdócio em outra paróquia.
Padre Renato César Gonçalves nasceu em Poços de Caldas/MG em 1982, ingressou no seminário aos 18 anos e assumiu a sua primeira paróquia em 2012, a Paróquia Sagrada Família em Carmo do Rio Claro. Por seis anos evangelizou e atuou em prol do fortalecimento da Matriz que cresceu em fé e em sua estrutura física. Foi idealizador de diversas reformas também nas capelas dos bairros rurais, mas, o seu maior êxito aos olhos da cidade foi o trabalho realizado pela unidade entre as duas paróquias do município. Seu trabalho junto a Paróquia Sagrada Família terminou no dia 27 de janeiro deste ano quando fez sua última celebração para seguir seu sacerdócio na cidade de Poços de Caldas. O vereador João Paulo Castro Ferreira foi quem propôs a indicação do Título de Cidadão Honorário ao Pe. Renato que foi homenageado pelo senhor Júnior César Oliveira Martins em nome da Paróquia Sagrada Família.
O Título de Cidadão Honorário equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial, e ela passa a ser uma conterrânea apesar de não ter nascido no local. É concedido àqueles que realizaram importantes trabalhos em prol do município.