Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Complementar 001/2018 que proíbe a utilização de fogos de artifício com estampido inclusive em festividades. A proibição já existia, mas abria exceção para datas comemorativas. O PLC do vereador Filipe Carielo veta toda utilização de fogos ruidosos.
O PLC proíbe a queima de fogos de artifício ruidosos na área urbana, permitindo apenas a execução de fogos com efeito visual. Filipe Carielo defende que optar por fogos apenas luminosos mantém o brilho da festa ao mesmo tempo em que acaba com o incômodo causado pelo ruído a idosos, crianças, autistas e animais de estimação.
Os vereadores também aprovaram o Projeto de Lei nº 049/2019 que autoriza a abertura de crédito adicional no valor de R$25 mil para realizar as festividades de final de ano. O vereador Filipe Carielo apresentou uma emenda que proíbe a aquisição de fogos de artifício com estampido já para a festa de réveillon deste ano. Assim, são dois projetos que vetam a utilização de fogos de artifício com estampido.