Na primeira sessão ordinária da Câmara de Carmo do Rio Claro, uma Moção de Aplausos foi apresentada para cumprimentar o vereador Sandro Deoclécio de Oliveira (Sandro Pescador). A intenção foi reconhecer o trabalho desenvolvido por ele para que fosse implantada uma extensão do Estratégia Saúde da Família (ESF) no Bairro do Porto.
A moção foi apresentada pelo presidente da Câmara Inácio Roberto Lopes (Inacinho dentista) e pelos vereadores Filipe Carielo, José Joaquim Silva (Zé Pequeno) e Juliano Alves da Silva (Pão de Queijo). De acordo com a Moção de Aplausos, a primeira indicação de Sandro Pescador para que a Prefeitura instalasse um ESF no Bairro do Porto foi feita em 10 de janeiro de 2017, sendo assim a sua primeira indicação ao Poder Executivo.
No dia 10 de janeiro deste ano, o vereador Sandro Pescador esteve no local em que a extensão do ESF será efetivada. Ainda estiveram presentes o Prefeito Sebastião Cezar Lemos, o Presidente da Câmara Inacinho Dentista e os vereadores João Paulo de Castro Ferreira e Filipe Carielo. Na oportunidade, o Prefeito anunciou que a extensão deve começar a funcionar em breve. Disse que, no final de 2019, a Prefeitura investiu em mobiliário para os ESF e que essa extensão já será beneficiada. Ele ainda informou que a implantação desse ESF vem sendo estudada com o vereador Sandro Pescador há três anos.
Durante a reunião desta semana, o vereador Sandro Pescador aproveitou para pedir urgência na inauguração dessa extensão. ?Pedir para o Prefeito que possa estar inaugurando logo, porque as pessoas lá necessitam demais desse ESF?. A previsão é de que o ESF no Bairro do Porto funcione de duas a três vezes por semana.
O vereador Sandro Pescador destacou também a atuação dos outros vereadores que assinaram indicações com ele e auxiliaram na cobrança junto à Prefeitura. Disse que ainda espera ver o ESF do Porto funcionando todos os dias.
Permuta de espaços
O local em que a extensão do ESF será instalada pertencia à Congregação Cristã no Brasil. A Prefeitura, mediante aprovação da Câmara, realizou a permuta de uma área institucional no Jardim Primavera.
Além da área construída, que possui infraestrutura para abrigar o ESF, uma emenda dos vereadores Sandro Pescador e Paulo Marcelo Silva (Paulão) reservou 313,20 m² do terreno que pertencia ao município para construção de uma avenida ao lado da Rua Professora Alda Silva.
De acordo com o vereador Sandro Pescador, por iniciativa da Congregação, serão doados três metros de terreno para cada vizinho confrontante.