Na noite desta segunda-feira (29), a Câmara Municipal de Carmo do Rio Claro realizou a primeira reunião remota da história do Poder Legislativo municipal. Presidida pelo vereador Inácio Roberto Lopes (Inacinho dentista), a 7ª sessão ordinária durou cerca de três horas e foi transmitida pelas redes sociais da Casa Legislativa.
Depois de aproximadamente três meses de reuniões ordinárias suspensas, a Câmara retomou as sessões por meio de videoconferência. Desde o dia 18 de março, as atividades do Legislativo foram alteradas para proteger servidores e população diante da pandemia da covid-19. A partir de então, os vereadores reuniam-se apenas para extraordinárias, ficando a atuação do Legislativo afetada.
O retorno das atividades foi definido por meio do Ato nº 06/2020, instituído pela Mesa Diretora da Casa. A opção pelo uso da tecnologia tem a intenção de continuar com as medidas de proteção tomadas pela Mesa desde o início da pandemia e também é um passo importante para a modernização do Poder Legislativo Municipal. ?Graças a Deus foi uma reunião muito boa, proveitosa, deu tudo certinho, estou muito satisfeito. É a primeira vez, é uma coisa nova que está sendo feita em Carmo do Rio Claro e o resultado sendo satisfatório assim deixa a gente muito contente?, disse o Presidente da Câmara Inacinho dentista ao fim da primeira sessão remota realizada.
A reunião foi feita por meio de um software que vem sendo indicado pelo Senado Federal e que permite a transmissão ao vivo pelo Youtube. Além da transmissão no canal Câmara Carmo do Rio Claro, a sessão foi transmitida pela página oficial da Câmara no Facebook, Câmara Municipal de Carmo do Rio Claro, alcançando um grande número de acessos.
As sessões ordinárias ocorrem às segundas-feiras, às 17h30 e continuarão sendo transmitidas pelos canais oficiais.