Na semana passada, os vereadores Inácio Roberto Lopes (Inacinho dentista) e Sandro Deoclécio de Oliveira (Sandro Pescador) cobraram do Prefeito o repasse de R$100.000,00 para a Associação São Francisco (ASF). O recurso advém de emenda conseguida pelos vereadores junto ao deputado estadual Osvaldo Lopes. A vereadora Angela Vitor disse que ficou intrigada com o não repasse do valor e procurou a prefeitura para saber o que ocorreu.
Angela informou que, de acordo com o Executivo, o deputado enviou o valor na rubrica da saúde, o que impossibilita o repasse. Para que o município conseguisse enviar a verba para a ASF, ela teria que ter chegado na alínea da Vigilância Sanitária. Angela falou que o prefeito se comprometeu a inserir o repasse desse recurso para a ASF no orçamento de 2021. ?Pediu que eu trouxesse aqui que ele se comprometeu a colocar no orçamento os R$100 mil para repassar para a Associação São Francisco. Vai deixar no próximo orçamento já estabelecido essa verba ? que pra esse ano não tem como mais repassar?.
O vereador Sandro Pescador rebateu a justificativa dada pelo Executivo, argumentando que a Vigilância Sanitária integra a pasta da saúde. Disse que é a primeira vez que a cidade recebe uma quantia para cuidar dos animais e que ela precisa ser repassada.
O presidente da Câmara, Inacinho Dentista, destacou que esse recurso era aguardado pela associação. Então, sugere ao Prefeito que envie um projeto possibilitando o repasse ainda este ano. ?Eu acho que o senhor prefeito vai dar um jeito de arranjar uma dotação orçamentária e mandar para lá. Não precisa ser o montante todo de uma vez, mandar por mês, mas tem que dar um jeito dessa verba ir para lá, porque a verba é específica pra isso. Se veio erroneamente, tem que arranjar outro meio de passar essa verba?.
O recurso foi conquistado no início do ano pelos vereadores que solicitaram um auxílio para que a ASF pudesse realizar a castração de animais no município.