Pensando na segurança e proteção dos servidores que trabalham expostos ao sol, o presidente da Câmara Cristian Reis Leandro, o Cristian da ambulância, apresentou o Projeto de Lei 017/2023, aprovado pela Câmara, que trata da distribuição de camisas de proteção solar e de produtos cosméticos contra radiação UV. O PL foi aprovado por unanimidade e segue para sanção do prefeito.
O texto é autorizativo e cabe ao prefeito adotar a distribuição desses produtos a servidores públicos municipais que desempenhem funções ao ar livre, submetidos em período integrar ou parcial à exposição solar. O presidente da Câmara, que também é servidor público, viu o número de casos de câncer de pele crescer entre os colegas. Cristian ainda relatou que perdeu um tio, que trabalhava no caminhão de lixo, para a doença. “Tem muito caso de câncer de pele aparecendo em muitos funcionários públicos por motivo de estarem expostos ao sol. Passa o dia inteiro sob a exposição solar e muitas das vezes não tem condição de comprar filtro solar ou essas peças que possam tapar esse sol. Eu tenho um tio que morreu de câncer de pele e o câncer dele apareceu quando ele trabalhava no caminhão do lixo e acabou perdendo a vida no trabalho. Se tivesse tido essa providência antes, poderia não ter acontecido. Assim, os funcionários necessitam disso”, disse.
O presidente Cristian espera que o chefe do Executivo coloque em prática a legislação aprovada pela Câmara, em benefício dos servidores.