Foi ciada a Frente Parlamentar em defesa dos direitos das pessoas com transtorno do espectro autista, na Câmara de Carmo do Rio Claro. Ela foi instituída por meio do Projeto de Resolução nº13/2023, do vereador Wilber Moura, que também vai atuar como presidente da organização.
A Frente Parlamentar tem objetivo de buscar soluções para que as pessoas com autismo tenham acesso a atendimento adequado na utilização de serviços públicos e privados de saúde e de educação. Outra finalidade é promover estudos, debates e audiências para ajudar no desenvolvimento de políticas públicas em defesa desses direitos.
Ela foi criada como resposta ao grupo de mães que participou de uma das sessões da câmara mostrando as dificuldades que essas enfrentam para cuidar de seus filhos com autismo. “Diante do relato que tivemos recentemente de várias mães, várias famílias aqui nessa Casa dando, de certa forma, o grito de socorro, contando que vários direitos dos autistas não estavam sendo cumpridos em Carmo do Rio Claro e, diante do Poder Legislativo, eu trouxe essa solução. Hoje foi oficializada a criação da Frente Parlamentar pra gente se unir a essas famílias, pra gente dar voz a essas famílias”, explica o vereador Wilber.
A espera por atendimentos na área da saúde, o não fornecimento, por parte do município, de carteirinhas para as pessoas com autismo, a necessidade de adequação dos comércios carmelitanos foram algumas das demandas apresentadas pelas mães. A Frente Parlamentar começará trabalhando para trazer melhorias nesses pontos. “São vários segmentos, vários problemas que trouxeram para nós. E a gente vai realizar audiências públicas, a gente vai convocar pessoas aqui. Nós vamos visitar Alfenas, que tem o Centro Municipal do Autismo. Nós vamos, através de emenda, organizar orçamento municipal pro ano que vem para garantir a implantação do Centro Municipal de Autismo, como é o modelo em Alfenas. Vamos lá verificar os custos, o funcionamento e a parte legislativa, a parte orçamentária, a gente garante na Câmara”, disse o vereador.
A Frente Parlamentar em defesa dos direitos das pessoas com transtorno do espectro autista é um movimento apolítico e todos os vereadores que se interessarem podem fazer parte.