Um projeto que visa modernizar a oferta de informações sobre a cidade e seus pontos turísticos foi aprovado pelos vereadores. De autoria do presidente da Câmara, Cristian Reis Leandro, o Cristian da ambulância, o Projeto de Lei 043/2023 cria o Sistema Informativo QR code turístico e cultural no município.
O presidente Cristian enxerga duas vantagens principais na implementação desse projeto que, embora aprovado, cabe à prefeitura a sanção e execução da Lei. Em primeiro lugar, Cristian vê nesse instrumento um modo de aproximar os jovens carmelitanos das histórias da cidade. Sendo o celular uma ferramenta importante no cotidiano do jovem, ele pode se interessar sobre os temas de Carmo do Rio Claro se essa informação estiver facilmente disponível. “Hoje pouco está sendo falado pra eles sobre a nossa história. Então, hoje o jovem, toda hora, todo momento ela está com o celular na mão, então, já começa por aí. Aí ele vai pegar o QR code, vai apontar o celular e vai saber das histórias nossas de CRClaro, vai saber dos nossos doces, vai saber como surgiu CRClaro, quem foi as pessoas que ajudaram CRClaro crescer”, explica.
E a segunda é o seu uso mais difundido que é levar essas informações a visitantes que estão no município. “Mostrar para os nossos turistas que é só apontar o celular para o QR code e ele vai saber onde estão as nossas cachoeiras, onde está nosso artesanato, onde que está a Serra da Tormenta”, disse.
O projeto define que painéis com QR code devem ser fixados nos locais de grande visitação, em base com visibilidade e fácil acesso, contendo informações históricas e de relevância sobre os espaços, lugares ou homenageados. E define que as informações contidas no sistema deverão estas disponíveis, no mínimo, em português, inglês e Espanhol.