A SOC (Sociedade Operária Carmelitana) foi declarada de utilidade pública por meio de um projeto de autoria do vereador José Joaquim Silva, o Zé Pequeno. O Projeto de Lei nº 46/2023 foi votado e aprovado nesta semana, durante a sessão ordinária.
A SOC é conhecida pela promoção de entretenimento acessível à classe trabalhadora, de menor poder aquisitivo. Em seus tempos áureos, marcou a população carmelitana com as festividades que realizava. Com a ativação da diretoria, o presidente da SOC, Vicente Costa Filho, pretende retomar esses entretenimentos além de disponibilizar a sede da SOC para uso da comunidade. “Há 62 anos, visando a parte operária, visando o trabalhador, porque todo mundo tem direito ao lazer. A nossa intenção é até oferecer a sede, quando tiver condições, receber eles [grupo da 3ª idade] pra fazer um exercício em um espaço fechado. Na hora que estiver pronto vai ser da comunidade”, disse o Vicente durante a sessão ordinária.
O vereador Zé Pequeno destacou que a diretoria da SOC é constituída e representada por pessoas sérias, reconhecidas pela sociedade e que prestam, há muito tempo, um valoroso trabalho social.
O projeto foi aprovado por unanimidade. Com o Título de Utilidade Pública, a SOC pode pleitear auxílios e benefícios junto aos poderes públicos e pessoas físicas e jurídicas.