Previsão para 2024-05-17
30 ABR 2024
Vereador questiona pagamento de emendas impositivas a entidades e outros temas

Wilber explicou que essas emendas são recursos extras e fez um requerimento para saber a posição da prefeitura a esse respeito. “Eu fiz um requerimento para entender quando o prefeito pretende pagar as emendas impositivas e já alertando: a emenda impositiva não deve ser alocada junto com a subvenção, porque a emenda é um recurso orçamentário extra. É um recurso que já vem sendo impositivo, com seu objeto pré-determinado para as melhorias”, disse.

A obra de ampliação do barracão utilizado pela Recicarmo está parada mesmo já havendo projeto e parte do recurso para construção. Assim, o vereador Wilber questiona a prefeitura, por meio de requerimento, os motivos pelos quais a licitação para essa ampliação ainda não feita. “Teve deputado que indicou, já tem dinheiro em conta do município, R$50 mil para a Recicarmo. E o município acordou com eles de colocar mais R$38 mil e assim fazer a ampliação do barracão. Então eu vim aqui, no intuito da boa política, buscar esclarecimento. Pra gente saber onde está parado o projeto dessa obra, porque o mais difícil – o dinheiro está na conta, o projeto foi feito – foi feito, não justifica a não realização da obra”.

Na área da educação, o vereador cobrou, junto com as colegas Najara Ávila e Suely das Graças de Melo, que a lei que estabelece um número máximo de alunos por sala nas escolas municipais, seja colocada em prática. Wilber destacou que se a solicitação da Comissão de Educação não for atendida, serão tomadas providências.

Ainda na educação, o vereador comentou a falta que os professores eventuais estão fazendo nas escolas do município. Para Wilber, a retirada desses profissionais das escolas vem sendo prejudicial para o andamento das atividades. “Essa decisão vem comprometendo o andamento das escolas. Acho que foi uma decisão errada, principalmente nesse momento de dengue, onde vários profissionais têm que se afastar por questões médicas. Então, que o município reveja essa situação e volte cada escola com seu servidor eventual que, além de ser pontual na substituição de professores titulares, ele também auxilia no reforço escolar”.

Wilber Pitol Moura
Vereador questiona pagamento de emendas impositivas a entidades e outros temas
Emendas impositivas são um instrumento legal em que os vereadores indicam parte do orçamento do município para obras, serviços ou entidades. O vereador Wilber Moura disse que foi procurado por alguns representantes dessas instituições informando que a prefeitura estaria propondo alocar as emendas impositivas dentro do valor que já é repassado por meio de subvenção. Acompanhe os detalhes na entrevista.