Com a proximidade das eleições municipais, as coordenadoras do Parlamento Jovem de Carmo do Rio Claro promoveram uma oficina sobre representatividade na quinta-feira (25). Ela foi iniciada com a “dinâmica Vozes e Rostos” que trabalhou o conceito e seguida de uma apresentação do sistema proporcional utilizado para eleger vereadores e deputados. Nesse momento foi respondida a dúvida: por que nem sempre o mais votado é eleito?
A atividade desenvolveu o conceito de representatividade apresentando quatro figuras reconhecidas mundialmente pelos seus feitos. Antes de apresentar essas histórias, os estudantes foram levados a pensar sobre a ideia de representatividade na política. Ao final, eles conseguiram refletir sobre os aspectos pessoais e coletivos que envolvem as questões de representatividade sobretudo na política.
A dinâmica foi uma abertura para auxiliar na compreensão do sistema proporcional utilizado para eleição de vereadores e deputados. Isso porque esse sistema busca equilibrar a disputa eleitoral e fornecer oportunidade para que representantes diversos da população sejam eleitos.
Toda matemática e proporcionalidade envolvida foi demonstrada aos estudantes que compreenderam como são ocupadas as cadeiras do Legislativo. A oficina foi ministrada pela coordenadora do PJ, Janaína Oliveira. “Gostaria de agradecer por explicar de maneira tão clara e detalhada como funciona o sistema de eleição dos vereadores. Sua capacidade de tornar um tema complexo acessível é realmente admirável e conseguiu tornar um assunto complicado em algo fácil de entender e até interessante. A oficina foi incrível e muito didática, tirando todas as dúvidas e nos acolhendo de forma educativa”, disse Yasmim Cristina da Silva, estudante do Instituto de Educação e Cultura (IEC).
Com a proximidade da Plenária Regional, que contará com seis (06) representantes de cada município do polo sudoeste, as coordenadoras, Janaína e Luana Terra Santos, realizaram a eleição daqueles que representarão Carmo do Rio Claro na etapa. No entanto, como a Regional será em Carmo do Rio Claro, no dia 08 de agosto, os estudantes que não foram eleitos poderão auxiliar nos trabalhos de organização do evento. Também já foram escolhidos os três candidatos da cidade que disputarão a eleição para representar Carmo em Belo Horizonte, na etapa estadual.