Cerca de 160 pessoas participaram da Plenária Regional do Parlamento Jovem sediada pela Câmara Municipal de Carmo do Rio Claro. O evento, realizado na quinta-feira (08), é a última etapa regional do polo composto pelas cidades do sudoeste mineiro que participam do projeto coordenado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Esse polo é o maior do estado, composto por 17 municípios, e a Plenária Regional prioriza as propostas que seguem para a fase final do projeto em Belo Horizonte.
A recepção dos participantes da Regional começou às 07h30 e os grupos de trabalho foram realizados no período da manhã. O plenário do Câmara carmelitana acomodou uma equipe e as outras foram direcionadas para a Escola Monsenhor Mário Araújo Guimarães que cedeu dois espaços para a realização das discussões. São três grupos de trabalho e cada um discute, modifica ou aprova propostas de um subtema diferente.
A abertura oficial da Plenária Regional ocorreu às 14 h, com a presença dos apoiadores do projeto. Compuseram a mesa o represente do legislativo carmelitano, os diretores das escolas parceiras, Thalles Abreu Mezêncio e Marisa de Azevedo Reis, a representante da instituição parceira do PJ Carmo, o Sicoob Credicarmo, Ana Beatriz Nascimento, e o professor incentivador Marco Mendonça.
Em seguida, os trabalhos foram inciados e as propostas de todos os subtemas foram debatidas por todos os estudantes. Oito foram escolhidas para compor o documento que seguirá para a Plenária Estadual nos dias 17, 18 e 19 de setembro. Além da seleção de propostas, o polo elegeu o assunto “abuso infantil” como sugestão de tema para 2025.
A eleição de um estudante representante de cada cidade do polo sudoeste para a etapa final também foi realizada no evento de quinta-feira. Foram três candidatos por cidade que tiveram 30 segundos para discursar e pleitear a vaga. De Carmo do Rio Claro, o eleito foi o estudante do Colégio Monsenhor Mário, Kauã Soares Silva, que obteve a maioria dos votos de todos os colegas de plenária.