A Câmara Municipal de Carmo do Rio Claro realizou, na última sexta-feira (28/11), sessão solene para a entrega dos Títulos de Cidadão Honorário aos sargentos Maurício Neto Monteiro (Sargento Monteiro) e Ricardo Rodrigues Alves (Sargento Ricardo). A cerimônia, realizada no Plenário da Casa, reuniu autoridades, familiares, amigos, colegas militares e a comunidade carmelitana para celebrar a dedicação e o legado de ambos.
As honrarias foram propostas pelo vice-presidente da Câmara, vereador Clemente Alves de Jesus Filho (Tenente Clemente), autor dos Decretos Legislativos nº 006/2025 e nº 007/2025, aprovados por unanimidade pelos vereadores.
Participaram da solenidade o presidente da Câmara, Lucas Carielo; o vice-presidente e proponente da honraria, Tenente Clemente; o segundo secretário, vereador Marcelo Carvalho Pereira (Marcelo Tormenta); além dos vereadores Paulo Marcelo Silva (Paulão), Rogério Freire da Silva (Rogerinho Funileiro) e Sandro Deoclécio de Oliveira (Sandro Pescador). O vice-prefeito Wesley Carielo (tio Ézo) representou o Poder Executivo.
A sessão também contou com a participação especial da Banda de Música do 12º Batalhão de Polícia Militar de Passos/MG, que abrilhantou o evento. A entrega das honrarias foi realizada pelo proponente da homenagem e pelas mães dos sargentos, em um momento marcado pela emoção e reconhecimento público.
Familiares e esposas também prestaram homenagens, destacando a dedicação, o caráter e o compromisso dos militares com Carmo do Rio Claro. Em razão de agenda institucional em Araxá/MG, o prefeito Filipe Carielo participou por videoconferência, deixando sua mensagem de reconhecimento aos homenageados.
Em seu pronunciamento, o presidente da Câmara, Lucas Carielo, ressaltou a importância da atuação da Polícia Militar e enalteceu o valor dos homenageados: “É em razão de homens exemplares como os senhores que a Polícia Militar de Minas Gerais é reconhecida nacionalmente como a melhor polícia do nosso país.”
Os sargentos também expressaram sua gratidão pela honraria. Sargento Monteiro declarou: “Com o coração cheio de emoção e gratidão, recebo o título de cidadão honorário carmelitano, uma das maiores honras que já tive na minha vida.”
Sargento Ricardo também destacou sua profunda emoção pelo momento: “Recebo hoje, com profunda honra e emoção, o título de cidadão honorário de Carmo do Rio Claro.”
A concessão do Título de Cidadão Honorário simboliza a integração dos homenageados à comunidade carmelitana, reconhecendo suas trajetórias dedicadas ao serviço público, à segurança e ao cuidado com a população.