Com o início do período dedicado à declaração do imposto de renda, a Presidente da Câmara Angela Vitor aborda uma questão importante sobre a destinação de parte do tributo devido ao IR, que pode ser investida em ações sociais dentro do próprio município.
Pessoas físicas podem destinar até 06% e empresas até 01% do valor devido ao IR a diversos fundos e programas beneficentes. De acordo com a vereadora Angela, em Carmo do Rio Claro, esses percentuais podem ser doados para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e ao Fundo Municipal dos Direitos do Idoso. Os recursos, então, são destinados a programas e projetos de instituições públicas e privadas que executam ações de atenção e proteção às crianças, adolescentes e idosos. Em Carmo do Rio Claro, há creches, lar do idoso e programas que atendem crianças e adolescentes e que podem ser beneficiadas com esses recursos que seguiriam apenas para o uso do Governo Federal.
?A destinação do Imposto de Renda pode ser feita direto para os Fundos, colaborando para melhorar a situação de pessoas que vivem na nossa cidade. É um recurso que não é mais seu, pois é devido ao IR, que pode ser aplicado de acordo com a necessidade do nosso município, beneficiando muito as entidades da nossa cidade?, disse a Presidente da Câmara.
Assim, a Presidente Angela sugere que o Poder Executivo elabore uma campanha para incentivar que os munícipes e empresas doem esse percentual para auxiliar entidades e pessoas da própria cidade. Angela diz ser necessário uma ampla divulgação, porque muitos não sabem que seu imposto de renda pode ajudar a sua própria cidade.