O dia 02 de abril é instituído como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo e é responsável por diversas mobilizações. Com o objetivo de fomentar as atividades em prol da conscientização sobre o autismo no município, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 013/2019 que institui a Semana Municipal de Conscientização do Autismo e cria o Dia Municipal do Autista. O autor do projeto é o vereador Juliano Alves da Silva (Pão de Queijo).
De acordo com o vereador, mais de 150 mil casos de autismo são detectados por ano e o número de crianças com a síndrome também vem crescendo em Carmo do Rio Claro. A intenção maior desta semana é levar o autismo ao conhecimento da população e, desse modo, quebrar preconceitos, além de transmitir informações sobre os direitos dos autistas e promover a interação com a sociedade. ?A gente está propondo esse projeto para que o Poder Executivo, de uma forma mais sensata, possa proporcionar melhorias principalmente na qualidade e vida dessas crianças?, explica Pão de Queijo.
A Semana Municipal de Conscientização do Autismo passa a integrar o calendário oficial de eventos do município e sendo estipulada a primeira semana de abril. O dia municipal acompanha a data mundial, dia 02.
O projeto foi aprovado por unanimidade e os vereadores apoiaram a iniciativa de Pão de Queijo.
Apoio
Já está em tramitação na Casa outro projeto do vereador Pão de Queijo sobre o autismo. O Projeto de Lei 014/2019 autoriza o Poder Executivo a instituir a política municipal de atendimento integrado à pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Deve ser votado em breve pelos vereadores.