Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 014/2019 que autoriza o Poder Executivo a instituir a Política de Atendimento Integrado à Pessoa com transtorno do Espectro Autista (TEA). De autoria do vereador Juliano Alves da Silva (Pão de Queijo), pretende efetivar os direitos fundamentais garantidos pela legislação do país dentro do município, estimulando o tratamento adequado aos que precisam.
Conforme o projeto, o atendimento estará sendo prestado de forma integrada ao abranger serviços de saúde, educação e assistência social. Ele indica atendimento médico especializado em diversas áreas, estimula a formação continuada dos profissionais que atuarão na prestação do serviço, além de prever o fornecimento de fraudas, medicamentos e nutrientes necessários para o tratamento.
Além dos itens mencionados, o autor destaca que o projeto busca integrar as pessoas com TEA à sociedade e oferecer suporte às famílias. ?Que o Poder Executivo tenha ciência das dificuldades, dos problemas, principalmente financeiros que os familiares dessas crianças portadoras de espectro autista têm casa. É uma criança que tem que ser acompanha em casa 24 horas por dia e exige o máximo de atenção?, destaca Juliano Pão de Queijo.
O projeto foi bem recebido por todos os vereadores que parabenizam a iniciativa de Pão de Queijo, pois trará mais apoio aos que precisam e visibilidade para o tema. ?Todas as coisas que a gente pode oferecer, um amparo social, econômico ou de bem-estar, à população menos favorecida ou que tenha algum problema de saúde de caráter permanente tem que ser feitas. São famílias que precisam de um amparo da sociedade?, defende o vereador Inácio Roberto Lopes (Inacinho dentista).
O vereador Filipe Carielo ressaltou a importância de se colocar a temática em discussão e assim informar e formar a sociedade. ?É importante a participação da sociedade para que o cidadão que não convive com esse problema saiba que a criança, quando está tendo uma crise, ela não está fazendo birra ou sendo mal educada. Ela está passando por um problema, está tendo uma crise que é devida à situação clínica dela?.
O Projeto de Lei nº 014/2019 possui nove artigos que detalham a política de atendimento sugerida pelo autor e demais vereadores. Ele pode ser lido na íntegra no site da Câmara Municipal de Carmo do Rio Claro (), no campo de busca ?legislação?. Os vereadores esperam que o Poder Executivo se organize para prestar esse serviço aos que dele precisam.