Dois projetos de lei da presidente da Câmara Angela Maria Souza Vitor foram aprovados pelos vereadores na sessão ordinária desta segunda-feira (01). Eles têm como objetivo valorizar os profissionais do sistema de limpeza pública e promover a integração destes servidores com atividades esportivas, culturais e educacionais.
O Projeto de Lei nº 035/2019 institui no calendário oficial de eventos da cidade o Dia Municipal do Gari, 16 de maio. E o Projeto de Lei nº 034/2019 institui o Programa de Valorização dos Profissionais do Sistema de limpeza Pública Urbana do Município que propõe a celebração do Dia do Gari.
Assim, o texto do projeto sugere que, para comemorar a data, sejam distribuídos materiais informativos sobre a importância desses profissionais, a realização de palestras, entrega de certificado para profissionais que se destacam na função e um dia de lazer. Este dia seria dedicado a homenagear estes servidores e composto por atividades esportivas, culturais e educacionais.
?A intenção não é outra senão sensibilizar a comunidade a valorizar mais os trabalhadores do segmento. É uma classe não muito valorizada pela Prefeitura. Então, esta lei é uma maneira de reconhecimento, porque o trabalho deles geralmente é tido como menor trabalho, quando, na realidade, como seria Carmo do Rio Claro se não tivesse esses profissionais??, justifica a presidente.
Angela ainda destaca que esse serviço possui grande relevância para sociedade e que esses profissionais precisam ter uma autoestima elevada. Espera que suas propostas ajudem também neste aspecto.