Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 034/2021, do Poder Executivo, que autoriza a abertura de crédito adicional especial por excesso de arrecadação no orçamento de 2021. A aprovação é parte dos trâmites do convênio celebrado entre o Ministério do Turismo e a Prefeitura carmelitana por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O recurso advindo dessa parceria será utilizado na revitalização, pavimentação e construção de um mirante na Serra da Tormenta.
O valor total investido nesse projeto de vitalização da Serra da Tormenta, ponto turístico mais marcante da cidade, será de R$251.013,81 (duzentos e cinquenta e um mil treze reais e oitenta e um centavos). Desse total, a contrapartida da Prefeitura será de apenas R$12.263,81, sendo o restante advindo do Ministério do Turismo.
A chefe de turismo Teresa Augusta Lemos Remunhão esteve na sessão ordinária desta semana explicando o projeto para os vereadores. Disse que ele foi planejado pelo servidor da Prefeitura Ricardo Ávila que é engenheiro civil. Consiste na colocação de bloquetes de cimento do primeiro ao segundo mata-burro, uma distância de aproximadamente 500 metros, e na construção de um mirante de 84 metros quadrados com base de cimento e a parte superior de madeira. O mirante será instalado no meio da serra, próximo ao local conhecido como Telemig. De acordo com a chefe de turismo, o prazo para o envio da documentação termina hoja, quarta-feira (30), e, após a realização da licitação, a obra será finalizada em três meses.
O vereador Wilber Pitol Moura - que é ex-vice-prefeito ? parabenizou o Prefeito Filipe Carielo e a equipe da Secretaria de Turismo por dar continuidade a esse projeto que foi iniciado na gestão passada. ?Isso é importante, a sequência do trabalho, a equipe nova conseguiu concluir, conseguiu realizar a execução do projeto que foi aprovado?.
Wilber disse que o recurso para essa obra na serra foi anunciado pelo ex-vereador João Paulo Castro Ferreira e muitos servidores trabalharam no ano anterior nesse projeto que será finalizado pela atual administração.