Os estudantes que integram o Projeto Parlamento Jovem em Carmo do Rio Claro participaram de mais uma conferência formativa organizada pela Câmara carmelitana. Dessa vez, o palestrante foi o Promotor de Justiça e Curador do Meio Ambiente, Cristiano Cassiolato. A comunicação ocorreu de forma online, por causa da pandemia da covid-19, nessa quarta-feira (30), às 17h30.
O tema abordado pelo Promotor Cassiolato foi ?Mudanças Climáticas e proteção da biodiversidade?. Em aproximadamente 50 minutos, ele falou aos jovens parlamentares sobre os tratados mundiais acerca do meio ambiente que, desde 1992, já discutem as consequências do aquecimento global, sobre a atuação do Brasil desde então e sobre as ações necessárias para diminuir os impactos causados pela intervenção do homem no meio.
De modo muito didático, o Promotor tratou sobre a importância da preservação da Amazônia para manutenção das chuvas, fundamentais para a formação de lavouras e manutenção da agricultura e pecuária por todo país, inclusive em Carmo do Rio Claro. Destacou que um dos primeiros passos para voltar a equilibrar as condições climáticas é diminuir o desmatamento, frisando que isso não significa diminuir a produção de alimentos. E falou sobre a necessidade do país investir na produção de energia limpa. Ao final, ele participou de uma conversa com os jovens parlamentares que demonstraram entusiasmo pelo tema apresentado. ?Palestra excepcional. Nunca tinha ouvido sobre muito do que foi falado aqui hoje?, disse o estudante Bernardo Alves.
O Presidente da Câmara, Antônio Marcos Esteves (Marcos do Joaquim Batista), que acompanha todos os eventos do PJ, agradeceu ao Promotor Cassiolato por aceitar o convite e contribuir com a formação dos participantes. ?É uma presença de peso, importante para guiar esses jovens pela transformação do conhecimento?, destacou.
O evento foi organizado pela Coordenadora do Projeto Parlamento Jovem, Luana Terra Santos, que já está preparando mais uma conferência formativa para os estudantes. Será na próxima quarta-feira (07), a partir das 17h, com um integrante do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), de Santa Rita do Sapucaí, que mantém o projeto ?Lixo Eletrônico Não Descarte essa Ideia?.