Previsão para 2024-05-18
01 OUT 2021
Parlamento Jovem no programa do Luiz Monteiro
Equipe do PJ com o Luiz Monteiro
O locutor recebeu uma equipe do PJ que apresentou o projeto desenvolvido pela Câmara carmelitana à população.
Uma parte da equipe do Parlamento Jovem (PJ) da Câmara de Carmo do Rio Claro esteve na tarde desta sexta-feira (01) no programa do Luiz Monteiro. O locutor, gentilmente abriu os microfones para que a Câmara pudesse apresentar o projeto à população carmelitana.

O PJ é um programa de formação política e cidadã voltado para estudantes do ensino médio dos municípios mineiros. Ele cria a oportunidade para que os alunos conheçam melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual. É o 1º ano que a Câmara Municipal de Carmo do Rio Claro participa do Parlamento Jovem de Minas (PJ/MG), um projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com câmaras municipais de todo o estado.

Estiveram presentes na divulgação do PJ o estudante Thiago Vinuto Mendonça, o Presidente da Câmara, Antônio Marcos Esteves (Marcos do Joaquim Batista), a coordenadora do PJ, Luana Terra Santos, e a assessora de comunicação, Janaína Marina de Oliveira Mezêncio.

Essa ação da Câmara carmelitana, que fomenta uma educação política e cidadã, é continuação do Projeto Câmara Mirim, que trabalha com estudantes do Ensino Fundamental. “Quando a gente iniciou o projeto Câmara Mirim, lá atrás, a gente pegava essas crianças do 7º ao 9º e parava por aí, a gente não conseguia dar prosseguimento. Agora, com o Parlamento Jovem, a gente já pega esse adolescente que está cursando o 1º, 2º e 3º colegial, e dá prosseguimento a essa formação”, explica o presidente Marcos do Joaquim Batista.

Neste ano, o tema trabalhado pelo Parlamento Jovem é Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Os integrantes do PJ carmelitano desenvolveram seis propostas sobre o assunto que serão votadas em uma plenária regional, no dia 08 de outubro, em Poços de Caldas.
Antônio Marcos Esteves