Aprender sobre o sistema eleitoral brasileiro faz parte do cronograma de atividades do Parlamento Jovem de Minas. Em Carmo do Rio Claro, a Câmara conta anualmente com a parceria do chefe do Cartório Eleitoral, Luciano Silva Bento, que se desloca até o Poder Legislativo para abordar o tema com os participantes do projeto. Neste ano, essa ação foi diferente e, no último de 06, ele recebeu os estudantes do PJ na sede do cartório.
As urnas eletrônicas são sempre as grandes protagonistas. Além de explicar para os estudantes alguns dos procedimentos de segurança que garantem a lisura do processo eleitoral, o chefe do cartório sempre organiza uma votação para que eles utilizem as urnas. Na visita deste ano, Luciano apresentou também o mais recente modelo da urna eletrônica, com sistema mais moderno e nova disposição do teclado.
Durante o encontro, os estudantes do PJ também entenderam quais trabalhos são desenvolvidos pelo cartório eleitoral, aprenderam sobre democracia e a importância do voto consciente. De maneira acessível e aberta, Luciano deixou os estudantes à vontade para que perguntassem o que o quisessem sobre os temas abordados. “O chefe do cartório, o Luciano, é um grande entusiasta do PJ. Ele sempre acolhe os estudantes com muita alegria e de maneira muito acessível e oferece uma grande aula sobre as questões que envolvem o sistema eleitoral. É um grande conhecedor do tema e tem alegria em transmitir tudo o que sabe aos estudantes”, disse uma das coordenadoras do Parlamento Jovem, Janaína Oliveira.
Ao final da visita teve até cadastramento de biometria daqueles que se interessaram. A coordenadora do PJ, Luana Terra Santos, e o estudante Hugo Soares Lopes aproveitam para cadastrar a deles. Inclusive, o chefe do cartório eleitoral pede àqueles que ainda não possuem a biometria cadastrada que procurem o serviço o quanto antes. Luciano disse que a medida ainda não é obrigatória, mas deve passar a ser exigida em breve.