A instauração de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) foi aprovada pela Câmara carmelitana. Sob análise, estará a construção de usinas e sistemas de energia fotovoltaica no município. Segundo os vereadores que propuseram a formação da CEI, Antônio Marcos Esteves (Marcos do Joaquim Batista), Najara Ávila e Wilber Moura, ela servirá para apurar supostas irregularidades envolvendo compra de materiais, produtos e serviços para instalação das usinas.
De acordo com os vereadores, a necessidade de apuração advém de informações enviadas pela prefeitura em resposta ao requerimento nº 034/2023. Para eles, tudo indica que o município efetuou pagamento antecipado para compra de materiais e prestação de serviços que não foram realizados até a data de um pagamento efetivado no dia 16/06/2023. Aparentemente, 190 placas de energia deveriam ter sido instaladas para gerar a potência mencionada no documento, mas, diante de apuração, levantou-se que foram instaladas 54 placas. “O que a gente quer é que um investimento alto feito pelo Executivo, inclusive de financiamento, tenha êxito, que não haja erro de execução. Se houver erro ou falha, que seja corrigido”, disse o vereador Marcos.
Diante do exposto, a CEI buscará esclarecer os pontos de dúvidas e fiscalizar o investimento de alto valor que vem sendo desenvolvido pela prefeitura. Para isso, deve-se usar de especialistas para auxiliar o trabalho da comissão que tem 90 dias, após sua constituição, para entregar os resultados.
Foi sugerido pelo vereador Elton Costa, e aceito de maneira unânime, que os vereadores que propuseram a instauração da CEI sejam os componentes dela.