Pensando em estruturar a segurança dos moradores da zona rural, o presidente da câmara, Cristian Reis Leandro (Cristian da ambulância), apresentou um projeto que foi aprovado por unanimidade. O Projeto de Lei 042/2023 regulamenta ações que podem ser implementadas para inibir a conduta de criminosos em propriedades rurais.
Denominado “Porteira Segura”, o projeto prevê diversas realizações que podem ser adotadas em conjunto com a prefeitura, polícia militar ou pelo próprio proprietário. O texto regulamenta a construção de porteiras com guaritas em propriedades rurais, visando a identificação de passantes; a instalação de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da zona rural; o desenvolvimento de aplicativo que facilite o contato entre comunidade, poder público e agentes policiais e a implementação da ronda rural por meio de veículos municipais próprios ou de contratação de empresa especializada.
Caso o projeto seja sancionado pelo prefeito, espera-se que a execução seja encaminhada à secretaria municipal de obras e serviços públicos para que essa implemente e coordene a efetivação dessas ações que visam melhorar a segurança na zona rural. “O agricultor, ele sofre demais já. Ele sofre por muitas coisas e agora vem sofrendo com essa falta de segurança na zona rural. Você vê que está acontecendo muito roubo e, antes, era só o bem material, hoje também já está atentando contra a vida deles, contra a família deles. Então eu acho que com essa ‘Porteira segura’, o produtor de pequeno, médio e grande porte, ele pode colocar uma guarita. Impedir que as pessoas passem, não, mas verificar as pessoas que estão passando pelo local”, disse o proponente do projeto, presidente Cristian.