Previsão para 2024-04-28
25 MAR 2024
Lançamento do PJ Carmo tem protagonismo jovem e mostra como funciona o projeto

A Câmara de Carmo do Rio Claro realizou o evento de lançamento do Parlamento Jovem (PJ) 2024 no último dia 19. Mais de 100 pessoas, entre estudantes, diretores e professores participaram do encontro na sede do Legislativo que marca o início das atividades do projeto.

Os protagonistas da noite foram os estudantes que já integram o PJ. Eles produziram uma reportagem com entrevistas feitas nas escolas em que estudam com o intuito de saber se os jovens conhecem os temas discutidos no Parlamento Jovem. E ainda produziram um material convidando os estudantes que ainda não participam a se juntar a eles no PJ.

O mediador da noite foi o professor Marco Mendonça que, pelo segundo ano, de modo descontraído e divertido, falou com os presentes sobre a importância da educação política e da participação do jovem. Entre explicações e questionamentos, o professor alegrou os alunos com a dinâmica da bola, que consistia em fazer uma pergunta para aquele que estivesse com a bola nas mãos quando a música que estava tocando parasse.

Neste ano, a Câmara de Carmo do Rio Claro tem um novo parceiro. O Sicoob Credicarmo está apoiando o projeto e será responsável por uma das oficinas sobre o subtema gestão democrática nas escolas. O Sicoob desenvolve muitos projetos direcionados aos estudantes e chega para contribuir com o PJ Carmo. Além da oficina, a instituição presenteou o Parlamento Jovem com uma Alexa que foi repassada a estudante Yasmin Cristina da Silva pela participação e dedicação ao projeto. Yasmim é a primeira integrante a participar dos três anos do projeto e sua responsabilidade e comprometimento foram premiados pelo PJ em parceria com o Sicoob Credicarmo.

As escolas marcaram presença nesse lançamento e as coordenadoras do PJ Carmo, Luana Terra Santos e Janaína Oliveira, fazem questão de ressaltar a importância do apoio dos diretores e do corpo escolar para a efetivação do projeto. “Sem eles, nós não teríamos como chegar aos estudantes. E apoio e incentivo para que seus estudantes participem é essencial para o nosso grupo do PJ crescer”, disse Luana.

A 1ª oficina do PJ Carmo será na quinta-feira, dia 04 de abril. Nesta semana não haverá encontro por causa do feriado. Na próxima semana, as coordenadoras estarão nas escolas recolhendo as fichas de inscrição dos interessados em aderir o projeto em 2024. “No nosso lançamento, mostramos o que é ser PJ. É aprender sobre política, sobre ser cidadão, se divertindo. E temos muito mais a oferecer: interação, viagens, amizades e o lanche, é claro, porque adolescente gosta quando tem um lanchinho”, brinca a coordenadora Janaína.

Os encontros do PJ Carmo na sede da Câmara, neste ano, serão às quintas-feiras, a partir das 16h.