A Lei 3.151/2021 foi aprovada em outubro de 2021, depois de uma geada intensa que prejudicou muitos produtores rurais do município. Ela contém ações que a prefeitura poderia tomar para ajudar os pequenos produtores a amenizarem as perdas. O vereador Antônio Marcos Esteves, o Marcos do Joaquim Batista, solicitou, por requerimento, que a prefeitura envie os relatórios de todas as ações executadas nos últimos semestres. “Já adianto que a gente não viu nenhuma ação por parte do Executivo nesse sentido. Agora a gente vê, e graças a Deus que agora aparece alguma coisa, que, em ano eleitoral, perto das eleições, ele começa a fazer terreno de café, ele começa a raspar carreador. Que bom que esteja fazendo, a gente torce, porque realmente o produtor está ansioso e precisa desse serviço. Só que o que a gente vê por parte do Executivo é que ele seleciona”.
Foi aprovada por maioria uma Moção de Repúdio ao prefeito da cidade. O vereador Marcos apresentou a proposição porque o chefe do executivo tem atrapalhado as reportagens de um canal de comunicação da cidade, impossibilitando que seus repórteres entrevistem secretários do município. O último ocorrido teria sido na Abertura dos Jogos Escolares de Minas Gerais.
A necessidade de operação tapa-buracos no Distrito Vilelândia vem sendo trazida com frequência pelos vereadores da localidade. Dessa vez foi o Antônio Marcos Esteves, o Marcos do Joaquim Batista, que repetiu a indicação. “A gente tem um asfalto praticamente novo, menos de 10 anos lá no Distrito e está precisando de manutenção, precisa de reparos. Buracos e os buracos vêm aumentando. A gente tá numa época propícia pra poder realmente resolver o problema. E a gente vê a inércia por parte do Executivo. Há várias semanas, há várias sessões a gente vem fazendo e reiterando a mesma indicação”.
Marcos ainda solicitou que o setor responsável instale aduelas para facilitar a condução de animais na propriedade do senhor Francisco Nilton. O vereador explica que a estrada corta o sítio dele, separando a propriedade e dificultando a lida com os animais, além de causar transtorno para quem transita por aquela estrada.
Junto com o vereador João dos Reis Vilela, Marcos solicitou que sejam feitos consertos nas ambulâncias que estão com sirenes e giroflex estragados.