O vereador Juliano Alves da Silva (Pão de Queijo) informou na reunião desta semana que levará ao conhecimento do Ministério Público o fato de que, em 2018, a Prefeitura enviou para fazer o curso de balseiro (CFAQ/II) servidores que não atuam nessa função. Além disso, o Executivo pretende contratar junto a Furnas Centrais Elétricas um Curso de Formação de Aquaviários ? Marinheiro Fluvial de Convés ? Nível 3 no valor de R$39.200,00. Assim, o vereador pedirá ao MP que averígue tal procedimento e, caso o curso seja oferecido, que ele possa ser feito por todo cidadão que estiver apto, não apenas por servidores da Prefeitura, já que é dinheiro público que será investido e o Executivo só pode contratar por meio de concurso ou edital.
Dez servidores participaram do Curso de Formação de Aquaviários oferecido por Funas de forma gratuita no passado, dentre eles: operários, pedreiro, operadores de máquina, o Chefe da Seção de Obras Urbanas e o Assessor de Governo. Em resposta ao requerimento feito pelo vereador Pão de Queijo sobre a quantidade de profissionais para atuar nas balsas conforme a solicitação da Marinha, a Prefeitura informou que faltam pessoas habilitadas para atender a demanda. Embora sejam três funções de marinheiros para cada balsa, Pão de Queijo questiona o fato da Prefeitura não ter selecionado pessoas que pudessem atuar na função para realizar o curso oferecido poro Furnas.
Cada balsa deve contar com um marinheiro fluvial de convés na função de comandante da embarcação, um marinheiro fluvial de máquinas na função de chefe de máquinas e um marinheiro auxiliar fluvial como auxiliar de convés.
Caso a Prefeitura venha a contratar esse curso, o vereador deseja que ele seja amplamente divulgado para que todo carmelitano que preencher os requisitos necessários possa fazer. O vereador disse que não é contra a habilitação de profissionais, apenas deseja que todos tenham a oportunidade de participar da formação.