Projeto da vereadora Najara Ávila incentiva inclusão de medidas socioemocional na formação dos estudantes da escola pública na educação básica.
A Câmara aprovou o Projeto de Lei n° 043/2021 da vereadora Najara Ávila. Ele trata da inclusão de medidas de capacitação socioemocional no projeto pedagógico elaborado pelas escolas públicas de educação básica do município. O objetivo é auxiliar os estudantes na busca pela autoconsciência, autogestão e tomada de decisões responsáveis.
A vereadora Najara destacou que, diante da extensa duração da pandemia da covid-19, faz-se ainda mais necessária a preocupação com o lado socioemocional dos estudantes. Pensando nisso, o texto indica que as escolas incluam medidas de conscientização e capacitação socioemocional nos termos preconizados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
As ações poderão ser desenvolvidas por meio de palestras, debates, vivências, distribuição de cartilhas, dentre outras iniciativas. O texto também destaca que parte dessas atividades poderá ser desenvolvida com instituições privadas especializadas por meio de convênios.
A vereadora mencionou em sua explanação a alta taxa de pessoas que já sofriam com problemas de depressão e a alta tentativa de suicídio que já eram contabilizados antes deste momento desgastante por qual todos estão passando. A inserção dessas iniciativas nas escolas, então, seria um meio de auxiliar os estudantes. “Trabalhar o socioemocional dentro do âmbito escolar depois de dois anos de pandemia é importantíssimo. Isso dá oportunidade aos nossos alunos de lidar com frustrações, dificuldades emocionais e de ter uma qualidade de vida.”, disse a vereadora.
Autor: Assessoria de Comuniação