Previsão para 2024-05-03
28 ABR 2022
Vereadores debatem projeto que visa autorizar a contratação de financiamento por parte da prefeitura

Na tarde desta quinta-feira, 28, os vereadores se reuniram com representantes da Caixa Econômica Federal, virtualmente, e com servidores do Poder Executivo. Eles trataram do Projeto de Lei 015/2022, da prefeitura, que visa a contratação de um financiamento no valor de até R$21 milhões para aquisição de equipamentos e execução de obras no município.

Os vereadores aproveitaram para fazer perguntas sobre o financiamento e taxas de juros aos representantes da Caixa, e sobre a execução dos serviços, funcionamento e manutenção dos equipamentos citados no projeto aos servidores da prefeitura.

O vereador Lucas Carielo apresentou as vantagens que podem ser geradas com a adoção de todas as ações previstas no projeto. De modo geral, quando todas as medidas estiverem funcionando, o município deve ter uma economia aproximada de R$435 mil reais por mês.

A vereadora Najara Ávila disse que é a favor da implantação de todas as medidas propostas no projeto enviado pela prefeitura. No entanto, ela acha que essas medidas podem ser implantadas aos poucos, sem comprometer o orçamento da prefeitura em uma operação financeira tão alta.

O vereador Cristian Reis Leandro, o Cristian da ambulância, sugeriu a realização de mais uma reunião, desta vez no gabinete do prefeito, para conversar também com ele sobre o projeto. Disse que o tema precisa ser discutido amplamente para que se chegue ao melhor resultado.

O projeto 017/2022 deve ser votado na próxima segunda-feira (02). Se aprovado, o financiamento contrato deve ser no valor de R$21.850.000,00 e a prefeitura deve pagar R$35.455.820,00 ao final de sete anos.

Participaram da reunião o presidente da Câmara, Antônio Marcos Esteves (Marcos do Joaquim Batista), os vereadores Carlos Antônio Ferreira (Carlinhos da padaria), José Joaquim Silva (Zé Pequeno), João dos Reis Vilela (João do Tiãozão), Wilber Pitol Moura, de modo online, e os já citados Lucas, Najara e Cristian da ambulância. A vereadora Sueli das Graças de Melo (Lili das margaridas) não pode participar por motivo de doença.

De acordo com o projeto do Executivo, o recurso será utilizado para substituir as atuais lâmpadas da cidade por iluminação de LED, implementação de uma usina fotovoltaica, compra de usina de micropavimentação asfáltica, aquisição de 10 carros elétricos e da estrutura para seu abastecimento e aquisição de sete ônibus escolares.