Previsão para 2024-04-20
29 ABR 2022
PARLAMENTO JOVEM
1ª oficina temática do PJ aborda transtornos e enfrentamento para se manter a saúde mental

A 1ª oficina temática do Parlamento Jovem sobre “Saúde Mental dos Jovens” foi realizada na quarta-feira (27). O psicólogo Willinis Eziquiel Borges abordou os transtornos mentais mais comuns e destacou que saúde mental não se resume à ausência de transtornos mentais, mas está ligada especialmente ao equilíbrio entre os aspectos biológico, psicológico e social.

Depois de abordar as questões que podem levar a um desiquilíbrio e desencadear transtornos mentais, Willinis Borges falou sobre o enfrentamento, o que se deve fazer quando estiver sofrendo violências ou sintomas característicos e como auxiliar pessoas que estão passando por fases difíceis. Uma informação importante trazida pelo palestrante foi a existência do Centro de Valorização da Vida, o CVV. Associação oferece um serviço gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio. Aqueles que estão passando por um período difícil e precisam conversar com alguém podem ligar para o número 188. O CVV funciona 24 horas por dia, sem custo de ligação, oferecendo sigilo e anonimato aos que entram em contato.

Para finalizar a oficina, Willinis fez uma atividade com os jovens parlamentares, mostrando para eles a importância do autoconhecimento para se alcançar uma mente equilibrada. Willinis é formado em psicologia, mestrando em educação na Universidade Federal de Alfenas (Unifal) e servidor público da Prefeitura de Conceição da Aparecida.

Ele recebeu o certificado de participação das mãos do Presidente da Câmara, Antônio Marcos Esteves (Marcos do Joaquim Batista), que participa de todas as oficinas do Parlamento Jovem.

A próxima palestra será com a psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Carmo do Rio Claro, Talita Oliveira Alves Reis. Ela falará com os jovens sobre as Políticas públicas de prevenção e tratamento. As oficinas são transmitidas ao vivo pela página do facebook da Câmara Municipal de Carmo do Rio Claro e também pelo canal do Legislativo no Youtube.

Antônio Marcos Esteves
29/04/2022
1ª oficina sobre saúde mental com o psicólogo Willinis Eziquiel Borges

A 1ª oficina temática do Parlamento Jovem sobre “Saúde Mental dos Jovens”, realizada na quarta-feira (27). O psicólogo Willinis Eziquiel Borges abordou os transtornos mentais mais comuns e destacou que saúde mental não se resume à ausência de transtornos mentais, mas está ligada especialmente ao equilíbrio entre os aspectos biológico, psicológico e social.