Previsão para 2024-04-20
16 MAR 2023
Arte e alegria marcam o lançamento do PJ 2023 em Carmo do Rio Claro
Faixa/convite com a presença da personagem, Coleta

Cerca de 70 estudantes do ensino médio, das redes pública e privada, participaram do evento de abertura do Parlamento Jovem (PJ) 2023, realizado pela Câmara Municipal de Carmo do Rio Claro, na quarta-feira, 15. Todos receberam uma ficha de inscrição e aqueles que querem continuar participando do PJ devem preencher o documento e entregá-lo ao diretor (a) da sua respectiva escola até a segunda-feira (20).

O lançamento ocorreu com um toque diferenciado. Ao chegar ao plenário da Câmara, todos eram recebidos pela Coleta, mímica interpretada pela atriz carmelitana Bell Vilela. Os participantes eram direcionados ao banner do PJ para uma foto e conduzidos aos assentos. Para iniciar os trabalhos, Coleta distribuiu rosas feitas em papel com frases sobre política e cidadania que foram lidas por aqueles que a receberam. Em seguida, a mesa de honra foi montada com a presença do Presidente da Câmara, Cristian Reis Leandro, dos vereadores Antônio Marcos Esteves (Marcos do Joaquim Batista), Sueli das Graças de Melo (Lili das margaridas) e Najara Ávila. Também foi formada pelos diretores e representantes das escolas e pelo palestrante da noite, Marco Mendonça.

O ponto principal da noite foi a conversa sobre política e cidadania conduzida pelo professor Marco Mendonça. Com muito carisma, ele introduziu o tema que norteará o PJ ao lado da temática “Jovem e o mercado de trabalho” que também será debatida ao decorrer o projeto. “Se você já pensou que política é para os outros, pense mais uma vez. Nós somos seres políticos, nós estamos fazendo política. E se você não se interessa, comece a se interessar. Saia desse analfabetismo político, porque as decisões de nosso país estão nas mãos de poucas pessoas. E se a gente não se manifestar, vão fazer tudo do jeito que eles querem e nós vamos ficar sem os nossos direitos respeitados”, disse o professor Marco Mendonça.

Ao final do evento, uma faixa foi estendida com o convite “Você aceita fazer parte do PJ?”, e os adolescentes ficaram muito animados ao serem surpreendidos com a projeção de um lança confetes junto com o convite.

As coordenadoras do PJ, Luana Terra Santos e Janaína Oliveira, agradeceram muito a todos que participaram da abertura, especialmente aos diretores das escolas parceiras, e mostraram-se satisfeitas com o primeiro encontro do ano. “Eu só posso dizer que estou muito contente e espero que toda essa alegria que a gente sente, que as pessoas que participaram também sintam e continuem nessa jornada que é o Parlamento Jovem 2023”, disse Janaína.

Os jovens do ensino médio que não participaram desse primeiro encontro do PJ, mas querem participar do projeto, podem vir até a Câmara no próximo evento que será na quarta-feira, dia 22, às 15h, na sede da Câmara.