A Câmara Municipal de Carmo do Rio Claro homenageou nesta quinta-feira (20) uma parcela de nomes ligados ao desenvolvimento do setor do agronegócio no município. Homenageou também a instituição de grande representatividade do setor, o Sindicato dos Produtores Rurais e seus associados que receberam o Diploma de Honra ao Mérito da Câmara.
A solenidade foi iniciada com a composição da mesa de honra e com a entrega dos Títulos individuais de Honra ao Mérito. Foram homenageados de maneira póstuma os senhores Antônio Pires que era produtor rural e atuou na estruturação da extinta Coopercarmo, no Sindicato dos Produtores rurais e na Cooxupé. Seu neto, Danilo Vilela Pires, recebeu a comenda em honraria ao avô.
Breno Corrêa Peres (in memória) começou a vida dirigindo caminhão de frete para fazendas e, com seu trabalho, conseguiu iniciar e expandir suas atividades na área rural. As atividades iniciadas por Breno hoje empregam 80 pessoas diretamente e gera 100 empregos indiretos. Recebeu a honraria o filho Luciano Pimenta Corrêa Peres.
Também em memória, foi homenageado o Senhor Marcelo Pereira Leite que abraçou a profissão de agropecuarista depois da enfermidade do pai e a ela dedicou-se por toda vida. Recebeu a honraria o seu filho Marcelo Lemos Leite.
O Senhor Pedro Augusto Corrêa Bueno não pode comparecer, mas foi representado na solenidade pelo sobrinho Pedro Corrêa Bueno. Pedro Augusto foi membro do Conselho Fiscal da Cooxupé e fomentou a fundação do Rotary Clube em Carmo do Rio Claro além de todo trabalho dedicado às fazendas da família.
Participaram e receberam suas próprias comendas os senhores Roberval Corrêa de Rezende Bueno, irmão do homenageado Pedro Augusto, que também atuou nas fazendas da família, e em diversos órgãos do setor como Sindicato dos Produtores Rurais, Federação da Agricultura de Minas Gerais, Coopercarmo, Cooxupé e Rotary Clube. E o Senhor Moizés Lemos, veterinário e produtor de leite em sociedade com o irmão na Fazenda Grão Mogol.
O empresário do ramo de maquinários agrícolas, Edson Arantes da Silva, foi homenageado, mas não conseguiu comparecer a solenidade. Recebeu e repassará a honraria destinada ao empresário o presidente da Câmara, Cristian Reis Leandro (Cristian da ambulância).
A instituição Sindicato dos Produtores Rurais, fundada há 55 anos, recebeu, por meio de seu presidente, Cássio de Carvalho Júnior, o Título de Honra ao Mérito. Já os ex-presidentes e seus 50 associados foram agraciados com o Diploma de Honra ao Mérito.
As homenagens foram todas propostas pelo presidente da Câmara, o Cristian, que comandou a solenidade. Participaram ainda o vice-presidente da Casa, Carlos Antônio Ferreira (Carlinhos da padaria) e os vereadores Najara Ávila, Suely das Graças de Melo (Lili das margaridas) e Wilber Moura.