A Lei Paulo Gustavo é um instrumento importante de auxílio aos artistas, inclusive para os carmelitanos. De acordo com o vereador Antônio Marcos Esteves (Marcos do Joaquim Batista), a prefeitura divulgou que houve uma consulta pública sobre o tema, mas, ao procurar artistas da cidade, o vereador contatou que muitos não foram consultados.
Assim, ele fez um requerimento solicitando cópia da consulta pública realizada com os representantes da cultura no município e demais interessados em participar da elaboração e implementação da Lei Complementar nº 195/2022 – Lei Paulo Gustavo; cópia do resultado da pesquisa e dos editais, caso já estejam finalizados.
Outro requerimento do vereador pede informação sobre uma emenda parlamentar enviada pelo Deputado Emidinho Madeira às instituições Casa da Criança, Lar Nossa Senhora do Carmo, Lar do Idoso Frederico Ozana e APAE. De acordo com Marcos, o recurso chegou em 30 de julho, mas ainda não foi repassado para as entidades. “Não adianta você ter dinheiro e o dinheiro ficar ganhando juro. Tem que ser devolvido em serviço para a população carmelitana”, disse o vereador.