Previsão para 2024-05-12
08 FEV 2024
Vereador esclarece situação de moradia popular no município

Carmo do Rio Claro não foi selecionada para nenhum Programa de Moradia Popular em 2023, mostrou o vereador Antônio Marcos Esteves (Marcos do Joaquim Batista) por meio de documentos. A secretária da pasta da assistência social, Andressa Venerando Leite, participou da reunião dessa segunda-feira (05) para prestar esclarecimentos, mas tentou dificultar a elucidação do tema. Mesmo assim, a partir de um documento lido pela servidora, o vereador Marcos pôde mostrar à população que a prefeitura vem trabalhando com informações incompletas.

Embora Carmo do Rio Claro tenha tido sua proposta enquadrada pela Caixa Econômica, ela não foi seleciona pelo Ministério das Cidades, órgão que libera o subsídio. A informação está disponível no mesmo documento apresentado pela assistente social no plenário, só não foi lida pela servidora. O texto diz: “Consulte o resultado da seleção publicada pelo Ministério das Cidades no link abaixo”. O link leva à Portaria 1.482, de novembro de 2023, com os nomes das cidades contempladas. O nome de Carmo do Rio Claro não está nessa portaria, pois foram selecionadas apenas cidades com mais de 50 mil habitantes. “Enquanto eles falam, tentam argumentar com palavras, eu prefiro trazer documentos. Falar e mostrar o que está escrito. A Caixa é a gestora financeira, o programa é do Governo Federal, é do Ministério das Cidades”, disse o vereador Marcos.

Desse modo, o vereador pôde, finalmente, mostrar para a população que não havia motivos para o alarde feito pela prefeitura no fim do ano. Em dezembro, a prefeitura já sabia que não tinha sido selecionada para o Programa de Moradias, visto que a Portaria do Ministério das Cidades foi divulgada em 21 de novembro. Mesmo assim, a emenda apresentada e aprovada pelos vereadores ao projeto enviado viabiliza a participação de Carmo do Rio Claro no Programa de Moradias que será aberto em 2024.

Um anúncio importante também foi feito pelo vereador. Marcos disse que conseguiu 50 casas do Minha Casa Minha Vida Rural, destinado para aqueles que residem no perímetro rural. O vereador pede que os interessados entrem em contato com ele para serem inseridos em uma listagem.

Antônio Marcos Esteves
09/02/2024
Vereadora leva ao MP problema das vias urbanas e rurais do município
As ruas esburacadas e as más condições de diversos trechos de estradas rurais de Carmo do Rio Claro foram motivos de indicação feita pela vereadora Najara Ávila. Além de cobrar que a prefeitura trabalhe na resolução desses problemas que prejudicam a população, Najara levou ao Ministério Público uma representação.