A notícia de que Carmo do Rio Claro não recebeu o recurso do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) na data prevista levou o vereador Antônio Marcos Esteves (Marcos do Joaquim Batista) apresentasse um requerimento solicitando informações. O vereador solicita que a prefeitura apresente à Câmara os motivos que levaram ao bloqueio desse recurso.
O vereador ressalta que a cidade não deixará de receber o FPM, mas que o valor ficará retido até que a prefeitura regularize a situação que causou o bloqueio. O FPM é a maior fonte de receita do município, e advém da arrecadação que chega ao Governo Federal e parte é redistribuída entre as cidades.
Além disso, Marcos refez a cobrança para que o Poder Executivo faça a manutenção das estradas rurais. A queixa do vereador é que, após um longo período de estiagem, a prefeitura não providenciou os reparos devidos. Ele também mencionou que a gestão municipal chegou a solicitar a retirada de R$300 mil destinados à manutenção das estradas para investir na festa de rodeio da cidade, projeto que não foi votado pela câmara. Mesmo assim, o vereador destaca que as vias rurais não vêm sendo prioridade da prefeitura e ele espera que essa conduta mude para que os moradores possam ter acesso a estradas de qualidade o quanto antes.