Previsão para 2024-03-29
20 MAI 2022
PARLAMENTO JOVEM
Última oficina temática do PJ aborda uso saudável das tecnologias
Foto Noticia Principal Grande
Pela 2ª vez, Willinis colabora com o desenvolvimento do Parlamento Jovem em Carmo do Rio Claro

Na quarta-feira (18), o Parlamento Jovem carmelitano terminou de oferecer as oficinas temáticas, conectadas com o tema principal do projeto que é Saúde Mental dos Jovens. Na última oficina, o psicólogo Willinis Eziquiel Borges falou sobre a importância de se usar a tecnologia com responsabilidade, prezando sempre pelo equilíbrio.

Não há dúvidas de que a internet, as redes sociais e as novas tecnologias vieram para facilitar as conexões e acessos. No entanto, o uso abusivo e sem controle desses serviços pode atrapalhar, e muito, o desenvolvimento de crianças e adolescentes, além de gerar transtornos e doenças. Foram esses os pontos apresentados pelo psicólogo Willinis e debatido com os jovens parlamentares.

Willinis apresentou dados que constatam que a exposição excessiva de crianças e jovens às redes sociais pode gerar ansiedade, depressão, dependência, dentre outras transtornos mentais e doenças físicas. Inclusive, de acordo com o Catálogo Internacional de Doença (CID), o uso abusivo de jogos online já é caracterizado como uma doença incluída na categoria de vícios, junto com álcool e drogas.

O profissional de psicologia destacou a importância de se criar uma rotina, levando em consideração o tempo de exposição ideal para cada faixa etária. E que é imprescindível que os adultos orientem crianças e adolescentes sobre quais tipos de conteúdos acessar, respeitando sempre a faixa etária permitida, evitando que eles sofram ou cometam cyberbullying ou sofram com transtorno de imagens e baixa autoestima. “A presença da família é vital para o desenvolvimento natural dos sentidos”, destacou Willinis.

Ao final, ele apresentou uma dinâmica que fez os parlamentares refletirem sobre a importância de se priorizar o que realmente importa.

A partir da semana que vem, o Parlamento Jovem carmelitano entra na fase de redação e elaboração das propostas sobre os subtemas trabalhados nas oficinas. É o momento de pensar estratégias que melhorem a promoção da Saúde Mental dos Jovens a nível municipal e estadual.

20/05/2022
Última oficina temática do PJ trata do uso saudável das novas tecnologias

Na última oficina, o psicólogo Willinis Eziquiel Borges falou sobre a importância de se usar a tecnologia com responsabilidade, prezando sempre pelo equilíbrio.