A segunda oficina do PJ Carmo sobre o subtema “Melhoria da aprendizagem e enfrentamento das desigualdades educacionais” foi ministrada pelo diretor da Escola Municipal Anchieta, Guilherme Antônio Ferreira, nessa quinta-feira (23). Antes da conversa sobre o tema com o diretor, os integrantes do Parlamento Jovem participaram de uma atividade de fixação do conteúdo trabalhado na semana anterior, na primeira oficina.
Os estudantes dividiram-se em duas equipes para participar de uma disputa de perguntas e repostas sobre a oficina anterior do PJ, a fim de ajudar a relembrar e fixar o conteúdo. Para trazer um ar de diversão à atividade, as coordenadoras do projeto usaram uma réplica do Chapéu Seletor, da saga Harry Potter, para escolher as equipes. Cada estudante colocava o chapéu e sorteava um símbolo que o direcionava para um dos times. A atividade ficou ainda mais divertida com a máquina de passa ou repassa trazida pelo diretor Guilherme. É uma ferramenta que o professor e diretor utiliza na escola em que atua para promover conhecimento e alegria entre os estudantes.
Terminada a fase de fixação de conteúdo, o diretor Guilherme deu início à oficina trabalhando o 2º subtema do PJ 2024. Apresentou a importância de um trabalho conjunto entre Estado, Escola e Família no desenvolvimento de uma aprendizagem de qualidade. E tratou de fatores relevantes a serem considerados para diminuir as desigualdades de aprendizagem, trazendo as experiências que tem trabalhado na escola em que atua. “Eu gostei dos temas, principalmente pela explicação do Diretor Guilherme. Creio que ele explicou de um modo claro e curto, trazendo uma informação mais interessante e não intensiva, o que traz à tona a atenção dos jovens”, disse o estudante Kauã Soares Silva, do Colégio Monsenhor Mário.
Nesta semana, o PJ encerra as oficinas temáticas com uma conversa mediada pelo Otávio Soares, do Sicoob Credicarmo, que vai trabalhar com os estudantes o último subtema que é “Fortalecimento da Gestão democrática”. Devido ao feriado, a oficina desta semana será na quarta-feira (29), no horário costumeiro, às 16h30.