A primeira plenária do PJ 2014 foi realizada no dia 13 de junho, na Câmara carmelitana. Os integrantes tiveram muito trabalho para priorizar nove propostas, sendo três por subtema, para formar o documento base que será enviado para a Plenária Microrregional, agendada para o dia 04 de julho na cidade de Alpinópolis.
Ao todo, foram 55 propostas que passaram pela análise e priorização feita pelo grupo. Os trabalhos foram dirigidos pelos estudantes Yasmin Cristina da Silva e Hugo Soares Lopes, ambos do Instituto de Educação e Cultura (IEC), únicos candidatos aos cargos. No entanto, os 10 integrantes do projeto participaram da Plenária Municipal, momento que marca o início dos trabalhos de elaboração do documento final que será enviado para a última etapa, a Plenário Estadual, com início no dia 18 de setembro, em Belo Horizonte. Até lá, eles ainda passarão por um extenso processo de estudo e desenvolvimento das propostas apresentadas por todo o polo sudoeste.
Carmo do Rio Claro receberá a penúltima plenária do ano, a Plenária Regional, no dia 07 de agosto. Dela, diferente das outras sessões que reúnem todos os estudantes da cidade em plenárias divididas por grupos de municípios, participarão seis representantes de cada uma das 18 cidades que compõem o polo atualmente.