O PJ Carmo finalizou as oficinas temáticas, com o subtema “Fortalecimento da Gestão democrática”, na quarta-feira (29). A atividade foi ministrada pelo Otávio Soares, do Sicoob Credicarmo, que animou os estudantes com a promoção de uma eleição para presidente do Grêmio Estudantil. Finalizadas as oficinas, os integrantes do PJ estão prontos para a próxima fase que é a elaboração de propostas sobre os subtemas trabalhados nas últimas semanas.
A oficina promovida pelos parceiros do PJ apresentou os elementos essenciais para a efetivação de uma gestão democrática. Mostrou para os estudantes que o ambiente escolar pode e deve ser mais inclusivo e participativo com a cooperação de todos os componentes da comunidade escolar. Otávio explicou o funcionamento dos espaços de participação, como o Colegiado Escolar, Assembleia Escolar, Conselho de Classe, Associação de Pais e Mestres e Grêmio Estudantil. Para que os estudantes aprendessem na prática, o colaborador do Sicoob Credicarmo promoveu uma eleição para presidente do Grêmio. A atividade contou, inclusive, com uma urna eletrônica simulada onde os estudantes e coordenadoras puderam exercer seu poder de escolha votando.
Inicialmente, cada estudante teve três minutos para apresentar propostas e defender sua eleição para presidente do Grêmio Estudantil. Nesse momento, os integrantes do PJ mostraram que estão afiados no tema Melhorias no Ensino Escolar e trouxeram muito do que aprenderam nas oficinas anteriores para debate. Uma primeira votação foi realizada e as estudantes Giovanna Sthefani Jango e Maria Rita Reis Cruz Silva, da Escola Estadual Monsenhor Mário, disputaram o segundo turno. Os estudantes elaboraram uma pergunta para que as duas respondessem e, ao final, Giovanna foi eleita a presidente desse pleito. Otávio presenteou a vencedora com um kit de produtos da cooperativa de crédito e cada um foi presenteado com um cofrinho da instituição. “Minha experiência no Parlamento está sendo muitíssimo gratificante. Nessa última oficina com o Otávio, aprendi muitas coisas relacionadas à democracia, e até mesmo sobre votar de maneira consciente!”, disse a estudante Giovanna.
A atividade foi iniciada com revisão do tema anterior, “Melhoria da aprendizagem e enfrentamento das desigualdades educacionais”, e com uma disputa acirrada entre as equipes. Quem venceu a competição foi o conhecimento e o resultado de todo o trabalho começará a ganhar corpo nesta semana, com a oficina de Redação e Elaboração de Propostas na quinta-feira (06).