Previsão para 2024-04-30
18 MAR 2022
PARLAMENTO JOVEM
Câmara de Carmo do Rio Claro inicia atividades do Parlamento Jovem 2022

A abertura do Parlamento Jovem (PJ) em Carmo do Rio Claro ocorreu na terça-feira (15) com a presença de estudantes, professores, autoridades municipais e escolares. Ao todo, 100 pessoas participaram do evento que contou com uma palestra do psicólogo André Tomé.

Esse foi o lançamento oficial do projeto que passa a ser desenvolvido semanalmente com a presença de estudantes do ensino médio inscritos. O objetivo é envolver esses estudantes em oficinas sobre temas conectados ao funcionamento do sistema político brasileiro. Para ajudar na parte prática, que consiste em apresentar propostas, discutir, avaliar, reformular e aprovar, o PJ trabalha anualmente um tema. Em 2022 será “Saúde mental do jovem” e, para que os estudantes possuam base para construção de propostas e soluções, eles também participarão de oficinas sobre esse tema.

Muitos nomes importantes deste universo político, que é extremamente conectado com as atitudes e práticas cidadãs, já aceitaram ministrar oficinas para os participantes. Entre eles, o Promotor de Justiça, Cristiano Cassiolato, que, pela segunda vez marcará presença no desenvolvimento do PJ, e o Chefe do Cartório Eleitoral, Luciano Silva Bento.

A próxima atividade do PJ será desenvolvida pela Diretora Geral da Câmara Municipal de Carmo do Rio Claro, Renata Junqueira, na quarta-feira (23). Ela introduzirá os participantes no tema, mostrando de modo claro e efetivo o que faz um vereador e quais instrumentos ele tem à disposição para fazer.

A atividade terá início às 16h30, com a recepção dos participantes, assinatura de lista de presença, entrega de documentação e interação. E, às 17 h, a oficina será iniciada.

Fichas de inscrições foram entregues aos estudantes que participaram do lançamento, mas as inscrições também estão abertas no site: https://www.carmodorioclaro.cam.mg.gov.br/parlamento-jovem

O presidente da Câmara, Antônio Marcos Esteves (Marcos do Joaquim Batista), deixa o convite para os jovens carmelitanos que ainda não fizeram inscrição: “As inscrições para o Parlamento Jovem estão abertas. Venha fazer crescer essa ideia junto com todos os seus colegas. E, quem sabe, a ideia que você plantar aqui poderá ser acolhida e aceita lá em Belo Horizonte, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Venha fazer a diferença para Carmo do Rio Claro, você que é jovem do Ensino Médio”.

VINCULADOS À PÁGINA:
Antônio Marcos Esteves
15/03/2022
Lançamento Parlamento Jovem 2022

Estiveram presentes a Diretora do IEC, Marisa de Azevedo Reis, o Diretor pedagógico do Colégio Vencer, Dalber Piva Freire, as vice-diretoras do Colégio Monsenhor Mário Araújo Guimarães, Tania de Fátima M. Freire e  Regiane F. Souza Bueno.

O Presidente da Câmara Antônio Marcos Esteves (Marcos do Joaquim Batista), os vereador Carlos Antônio Ferreira (Carlinhos da padaria) e a vereadora Sueli das Graças de Melo (Lili das Margaridas).

Do Poder Executivo, o prefeito Filipe Carielo e a Secretária de Educação, Lenise Maria de Souza.

18/03/2022
Lançamento Parlamento Jovem 2022 II